Conheça estádio onde o Flamengo fará treino aberto durante pré-temporada nos Estados Unidos

A delegação rubro-negra chegará a Gainesville na tarde deste sábado e já fará o primeiro treino nos Estados Unidos, às 18h (20h de Brasília). O time usará o campo do time de futebol feminino durante a pré-temporada, mas tem um treino previsto no estádio Ben Hill Griffin.

Campo do Florida Gators está sendo preparado para receber o Flamengo — Foto: Emanuelle Ribeiro

O local não é comumente utilizado por times de futebol. O estádio pertence ao Florida Gators, uma das principais equipes de futebol americano universitário. Por isso, o espaço foi readequado. A preparação consiste em mudar as marcas do campo, com linhas de meio-campo, faixas de linha de fundo e marcação para as áreas de escanteio e grande área, além de colocação de traves e redes. O gramado também recebeu tratamento.

O treino aberto ao público no estádio Ben Hill Griffin será na terça-feira às 17h (19h de Brasília). Brasileiros de Gainesville e outros fãs de futebol estão se mobilizando para acompanhar o Flamengo na cidade.

O Flamengo usará a academia do Florida Gators, também na Universidade da Flórida, que tem tradição na prática de esportes como futebol feminino, basquete, polo aquático, natação e tênis.

O time rubro-negro treinará em Gainesville até o dia 18 de janeiro, quando o time embarcará para Fort Lauderdale. No dia 19, o Rubro-Negro enfrentará o São Paulo no estádio do Inter Miami e retornará ao Brasil após o amistoso do torneio FC Series.

Estádio Ben Hill Griffin, na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

Estádio Ben Hill Griffin, na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

Estádio Ben Hill Griffin é conhecido como "o pântano" — Foto: Emanuelle Ribeiro

Florida Gators já venceu três vezes o campeonato nacional de futebol americano — Foto: Emanuelle Ribeiro

Estádio Ben Hill Griffin, na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

O nome "Gators" vem de jacaré, animal típico na Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

Estádio Ben Hill Griffin, na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

Estádio Ben Hill Griffin, na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

  1. O nome "Gators" é uma referência ao jacaré, animal típico na Flórida que também influencia no apelido do estádio, chamado de "o pântano".
  2. O Ben Hill Griffin tem capacidade para mais de 85.000 pessoas, o que o torna um dos maiores estádios de futebol universitário dos Estados Unidos. Em 30 de novembro de 1991, o estádio registrou seu maior público, com 85.461 espectadores.
  3. O estádio foi inaugurado em 1930 com o nome de Florida Field, mas foi renomeado em 1989 em homenagem a Ben Hill Griffin Jr., um ex-aluno da Universidade da Flórida e grande doador da instituição, que financiou uma parte significativa das expansões do estádio.
  4. Antes de cada jogo em casa, o time da Florida realiza o “Gator Walk”, no qual os jogadores caminham do ônibus até o estádio e são aplaudidos pelos fãs ao longo do caminho.
  5. Caldeirão: o clima quente e úmido de Gainesville é uma característica marcante do estádio e pode ser um desafio para os jogadores adversários, que não estão acostumados com as altas temperaturas durante os jogos. O local é considerado hostil para os visitantes.
  6. O Ben Hill Griffin já recebeu jogos de futebol. Por exemplo, em 2011, a seleção feminina dos Estados Unidos jogou contra o México no estádio. Além disso, o Florida Gators Soccer (time de futebol feminino da Universidade da Flórida) usa o local em jogos de grande apelo. O Flamengo será o primeiro clube brasileiro a treinar no campo dos Gators.
  7. O estádio já recebeu grandes jogos dos Gators. O confronto contra o Florida State, conhecido como “The Sunshine Showdown”, é um dos maiores jogos do calendário da temporada. Em 1996, a vitória por 45 a 30 abriu caminho para os Gators conquistarem seu primeiro campeonato nacional, vencido também em 2006 e 2008.
  8. O Ben Hill Griffin foi palco de um concerto histórico dos Rolling Stones, em 27 de novembro de 1994, durante a turnê "Voodoo Lounge".
  9. A Universidade da Flórida, que tem mais de 55 mil estudantes, tem uma forte comunidade de imigrantes brasileiros e está entre as 10 melhores universidades públicas dos Estados Unidos.
  10. A bebida "Gatorade", normalmente ingerida por atletas depois de atividades físicas, foi criada na Universidade da Flórida. Os primeiros testes foram feitos com os jogadores do time de futebol americano e por isso tem "gator" no seu nome.

O "gatorade" foi criado na Universidade da Flórida — Foto: Emanuelle Ribeiro

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte