A CONMEBOL Libertadores de 2025 vai começar. Nesta terça-feira (04), às 21h30 (de Brasília), será disputado o primeiro jogo da fase prévia: o Monagas , da Venezuela, vai receber o Defensor , do Uruguai. Eles se enfrentarão novamente na próxima semana em busca de uma vaga na fase seguinte -- o adversário será o Cerro Porteño , do Paraguai.

Os times brasileiros ainda não vão estrear. Mas há um motivo para dois atletas do futebol nacional estarem de olho na competição já nesta noite de terça. O lateral-esquerdo Piquerez, do Palmeiras , e o meia Arrascaeta, do Flamengo , foram revelados pelo Defensor.

Ambos são uruguaios e já foram companheiros na seleção. Mas, apesar de a diferença de idade ser de apenas quatro anos -- Piquerez tem 26; Arrascaeta, 30 -- não chegaram a jogar juntos pelo Defensor. Quando o palmeirense subiu para o time profissional, em 2017, o flamenguista já atuava no futebol brasileiro, mas pelo Cruzeiro .

No Brasil, se encontraram como adversários e, inclusive, disputaram a final da Libertadores de 2021. A decisão entre Palmeiras e Flamengo aconteceu justamente no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e o time alviverde levou a melhor.

Outra curiosidade na história dos dois atletas é a relação com o Peñarol . O clube uruguaio, pentacampeão da América, contou com Piquerez no elenco entre 2020 e 2021. Já Arrascaeta nunca jogou pela equipe, mas é torcedor desde criança.

O meia, inclusive, revelou que tem desejo do atuar pelo time aurinegro, mesmo com o respeito e carinho que tem pelo Defensor.

"Defensor, para mim, foi a equipe que me formou como pessoa, como jogador. Não tenho palavras para descrever o que fizeram por mim na etapa que estive lá. Carinho, respeito pelo Defensor. Peñarol eu sou torcedor desde pequeno, é um sonho", disse, ao programa Punto Penal, do Uruguai, em março de 2024.

"A verdade é que é uma coisa que desejo, mas Defensor não tenho palavras para falar mal. Sou agradecido demais, tenho muitos amigos que quando vêm ao Rio me trazem camisas. Feliz que a Viola está voltando a ser grande", completou.

Arrasca começou no profissional do Defensor em 2012. De lá já saiu para o Cruzeiro e, depois, Flamengo. Já Piquerez estreou quase cinco anos depois e, antes de passar por Peñarol e Palmeiras, jogou pelo River Plate, do Uruguai.

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Palmeiras: