Comentaristas elogiam De La Cruz e debatem onde reforço se encaixa no Flamengo

O Flamengo acertou a contratação de Nicolás De La Cruz após reunião no Uruguai no último sábado, reforço que vem empolgando a torcida. Versátil, o atleta de 26 anos foi muito elogiado pelos quatro comentaristas que foram convidados pelo ge para tratarem de suas características e opinarem sobre onde ele se encaixa no time de Tite. Veja abaixo a análise de cada um.


Rodrigo Coutinho

"Ao meu ver é um dos melhores jogadores desse momento da América Latina, uma grande contratação do Flamengo. Inclusive acho que o valor da contratação está bem dentro daquilo que se espera pagar por um jogador de destaque, de 26 anos e que ainda tem muita carreira pela frente. Acho que a principal característica dele é a dinâmica que oferece ao setor de meio-campo. Tem bom passe, não que seja exatamente a especialidade dele. Não tem aquele perfil de maestro, não é aquele jogador estilo Arrascaeta, que de repente tira uma jogada muito diferente da cartola.

O estilo dele é muito mais baseado em regularidade e constância durante os 90 minutos. Participa muito do jogo, se mexe muito. Ele pode atuar em diversas posições. Do meio-campo para frente, só não jogou de primeiro volante e de centroavante. Já jogou de falso ponta, saindo dos lados e circulando para o meio. Já jogou de segundo homem de meio-campo. O River por muito tempo jogou com um volante e três meias, e ele foi o meia central, o meia pela direita, o meia pela esquerda. É muito interessante nesse aspecto tático porque consegue cumprir várias funções.

Faz um bom uso da perna esquerda, por mais que seja destro. Consegue oferecer eficiência e frequência com a esquerda. É bom cobrador de faltas e escanteios. Tem boa finalização, é um jogador interessantíssimo trazido pelo Flamengo. Pode ser importante para que o time ganhe um pouquinho mais de intensidade e efetividade sem a bola. Foi um problema do Flamengo na última temporada, muitas vezes sobrecarregando os jogadores de marcação no meio-campo. Não é um marcador nato, mas em comparação aos outros meias do elenco do Flamengo, marca mais, ajuda bastante e pode jogar de segundo volante."



Ramon Motta

"Falar do De La Cruz é fácil porque é um baita jogador. Nesse ano, pelo River Plate, ele jogou muito como segundo volante ao lado do Enzo Pérez. Foi importantíssimo porque consegue atuar em três ou duas posições ao mesmo tempo. Consegue ter essa alternância de velocidade do jogo. Sabe acelerar na hora que tem de acelerar, sabe segurar na hora de segurar para o time sair de trás.

Ele consegue dar esse dinamismo e ser muito importante taticamente. Na seleção desempenha esse papel principalmente ao lado do Valverde, que tem muita liberdade para chegar na frente. Jogou alguns jogos nesse ano como um número 10 no River Plate. Jogador de uma técnica apuradíssima. Trazendo ele para o Flamengo, eu imagino muito jogando Pulgar, Gerson e De La Cruz. Quem sairá? Dor de cabeça para o Tite. Quem ganha isso é a equipe e a torcida do Flamengo.

O Tite gosta de armar suas equipes muito taticamente, organiza muito bem suas equipes. E já projetando 2024: quem sabe o Tite pode deixar o Arrascaeta livre dessa obrigação defensiva? Podendo deixá-lo mais perto do Pedro, principalmente para usar a tabela e o pivô que o Pedro tem. Fazendo duas linhas de quatro, com Gerson, Pulgar, De La Cruz e Luiz Araújo. Esse último que falei daria a profundidade pelo lado, já que é um jogador de muita velocidade e de infiltração."



Marcelo Raed

"Dá para falar que De La Cruz é um dos principais jogadores do futebol sul-americano há algumas temporadas. Consegue fazer duas ou três posições no meio de campo. Hoje ele é o titular do Uruguai na posição que seria do Arrascaeta, que é um ídolo do Flamengo. Já jogou como segundo volante, meia centralizado atrás do atacante de referência e como meia aberto pela esquerda.

Essa última opção acredito que Tite não utilizará no Flamengo porque nas últimas partidas optou por jogar com atacantes de velocidade pelo lado do campo, e não com meia armadores pelo lado. Então acredito que ele vai disputar posição com o Arrascaeta ou com um dos dois volantes, jogando com Pulgar ou Gerson.

As principais características do uruguaio são a força física, a dinâmica de jogo, a leitura, e ele é muito bom tecnicamente. Se a gente pudesse fazer alguma comparação do De La Cruz com algum jogador do atual elenco do Flamengo, daria para dizer que o Flamengo está contratando um segundo Gerson. São muito parecidos em leitura de jogo, proteção de bola, dinâmica no meio de campo, lê bem os espaços e chega bem no campo de ataque. É um meio-campista muito bom, excelente contratação. Chega para reforçar ainda mais o elenco estrelado do Flamengo."



Léo Miranda

"De La Cruz é uma boa contratação do Flamengo, um dos destaques do River Plate há alguns anos, jogou muito bem naquela fase final da Era Marcelo Gallardo. Ele joga em duas posições: pode ser um meia central igual ao Arrascaeta, seja num 4-2-3-1 ou ou num 4-4-2 principalmente pelo lado direito, que é o lado principal dele. Ou pode ser um jogador parecido com o Gerson, um terceiro volante num esquema como o que o Dorival usava, que tinha um losango no meio de campo num 4-3-1-2, aí o De La Cruz faria a ponta direita, com outro volante de chegada na esquerda e um meia mais centralizado.

Ele começou jogando como volante com muita chegada na área, um jogador parecido com o Paulinho no Corinthians e com o próprio Gerson. Muitos gols de surpresa, entrando na área o tempo todo, e ele foi se tornando um jogador que fica mais tempo com a bola, que cadencia mais o jogo, como o Arrascaeta. Hoje ele chega para disputar posição com Arrascaeta ou para entrar como um segundo volante junto com Gerson ou talvez o Pulgar. Esse time, Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta num losango, aí imaginando Gabigol e Bruno Henrique, Pedro e Bruno Henrique ou Gabigol e Pedro, é o time ideal hoje do Flamengo.

É um excelente jogador, tem muita visão de jogo, sabe chegar na área, só não tem tanta marcação assim. Mas quando está protegido por outro volante ele preenche muito bem o espaço. É um jogador que tem tudo para ser titular e ter uma boa jornada no Flamengo."

Powered by Froala Editor

Fonte: GE