Com 'reservas de luxo' Danilo e Ayrton Lucas, Flamengo tenta confirmar classificação na Copa do Brasil

publicidade

Se o Flamengo vem apresentando carência em seu elenco nos setores ofensivos, a defesa não vem sendo problema para o técnico Filipe Luís, com jogadores de alto nível e em quantidade satisfatória para este momento da temporada. Tanto que hoje, diante do Botafogo-PB, às 21h30, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, um time povoado de reservas deve contar com Danilo e Ayrton Lucas, que há pouco tempo apareceram no time titular e chegaram a ser convocados para a seleção.

O primeiro dispensa apresentações, após anos atuando com as camisas da seleção brasileira e de grandes clubes europeus. Recuperado de duas lesões seguidas na coxa direita — uma quando estava convocado para a Data Fifa de março —, o defensor de 33 anos se estabeleceu, apesar de ainda não estar à frente de Léo Ortiz e Léo Pereira na disputa pela titularidade.

Versátil, Danilo aprendeu a jogar na retaguarda e também pode atuar como volante. Porém, se um dos companheiros for poupado da partida de hoje — algo bem provável —, ele deve reaparecer como zagueiro.

A segurança não é problema com ele. Afinal, nos dez jogos que disputou até aqui, o Flamengo sofreu apenas um gol com ele em campo. Além disso, só não atuou durante os 90 minutos de uma partida no último domingo, quando saiu do banco no clássico com o Botafogo.

Atualmente, mesmo que não seja considerado titular, ainda tem credenciais para palcos maiores. Não à toa, é um dos jogadores na pré-lista da primeira convocação de Carlo Ancelotti para a seleção — e o clube acredita que ele deve estar na relação final, a ser divulgada na segunda-feira.

Nova oportunidade

Essa é uma realidade distante para Ayrton Lucas, que apareceu na seleção em dois amistosos em 2023, mas hoje é alvo de questionamentos constantes por parte da torcida. Além disso, é o terceiro na fila da lateral esquerda, atrás de Alex Sandro e Matías Viña. Como o segundo ainda está machucado, surge novamente a oportunidade para ele assumir a posição hoje.

Ayrton ganhou moral ao emplacar uma sequência de cinco jogos seguidos entre o final de abril e o início de maio, destacando-se nos empates com Vasco e LDU e na goleada sobre o Corinthians. Inclusive, também atuou nos 90 minutos da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB no jogo de ida. Porém, desde a atuação ruim contra o Central Córdoba, em 7 de maio, não entrou mais em campo.

Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida fora de casa, Filipe Luís deverá escalar um time majoritariamente reserva, dando oportunidades a jogadores como o atacante Juninho, o volante Evertton Araújo e o goleiro Matheus Cunha. O rubro-negro pode até empatar que se classifica.

Fonte: Extra