Um dia após a derrota para o Central Córdoba por 2 a 1 sem o Maracanã lotado, pela segunda rodada da Libertadores, o Flamengo lançou nesta quinta-feira o novo programa de sócio-torcedor do clube. Os novos planos mantém basicamente os preços dos antigos, com a migração automática para quem já é cadastrado. A grande novidade fica por conta de um plano popular, chamado de "Nação Sem Fronteiras", com valor simbólico de R$ 19,81, em alusão ao ano em que o time foi campeão do mundo.
O plano popular é destinado tanto para quem mora fora do Rio de Janeiro quanto para quem é da cidade e não costuma frequentar o estádio. Ele dará direito à prioridade de compra de um jogo por ano no Maracanã, exceto semifinais e finais de torneios mata-mata, e prioridade de compra para partidas do Flamengo como visitante em outros estados (o clube tem comprado a carga de visitantes para revender aos rubro-negros fora de casa). Além de dar desconto e cashback em redes de parceiros.
Os planos antigos passarão a ser o "Nação Maraca", divididos em três categorias diferentes que têm como grande atrativo a presença no Maracanã (veja os detalhes mais abaixo) . O clube anunciou que 10% da carga de ingressos serão reservados para as categorias 2 e 3, de forma a evitar que esgote antes de abrir as vendas para os planos mais baratos. Dentro desse critério, a prioridade de compra será através da assiduidade e será uma espécie de prêmio a quem mais tiver frequência nos jogos.
Flamengo lança novo programa de sócio-torcedor — Foto: Thiago Lima
A apresentação de lançamento foi feita pelo diretor de produtos e serviços do Flamengo, Roberto Trinas, no auditório do Ninho do Urubu. Questionado a respeito das críticas sobre o Maracanã não estar ficando lotado, o dirigente disse que o público mantém uma média e citou que a estreia em casa na Libertadores do ano passado deu só três mil pessoas a mais no estádio comparada a desse ano. Mas ele disse acreditar que os novos planos ajudarão a aumentar a presença nos jogos:
— Fica a percepção, pelo jogo de ontem, quarta-feira, dificuldade de deslocar para o estádio, horário, jogo na TV aberta... Mas o público ano passado foi de 58 mil, esse ano, de 55 mil. A nossa intenção é trazer todos os torcedores, dando mais chance de o ingresso chegar a eles, e o "Nação Sem Fronteiras" dando a possibilidade de ir ao menos uma vez ao ano com valor mais acessível. Claro, não podemos perder de vista a indústria do futebol, que é completamente diferente. Os desafios que o Flamengo quer alcançar são muito ambiciosos para disputar, ser protagonista, tem o custo de operação de estádio... O gestor do clube tem uma enorme responsabilidade com tudo isso.
— Ao mesmo tempo, atender a todos os torcedores e ter uma sustentação financeira. A gente tenta contemplar tudo e vai aprimorando e aperfeiçoando continuamente. Se fizerem o valor per capita, nos planos que permitem convidados, para quem tem mais frequência vale muito a pena. E para quem tem menos frequência também vale a pena pelo tamanho do desconto no ingresso. Tentamos atender de todas as formas. Os clubes europeus têm o "season ticket" (pacote anual), não têm renovação de público no estádio. Acreditamos que nesse desenho atual teremos mais pessoas no estádio comparecendo — afirmou Trinas.
Torcida do Flamengo no Maracanã — Foto: André Durão
Haverá ainda um pacote anual à disposição dos três planos do "Nação Maraca", mas com carga limitada. O clube irá anunciar as vendas em breve.
Danilo, torcedor do clube desde a infância, foi o garoto-propaganda do lançamento e recebeu uma camisa com um patch do programa de sócio-torcedor no peito . Este uniforme será usado oficialmente pela equipe durante o mês de maio, a partir do jogo contra o Juventude no dia 16.
O Flamengo tem atualmente cerca de 80 mil sócios (77.577 até dezembro), e Trinas disse que a meta é associar a torcida inteira (45 milhões) e fazer do programa o "maior patrocinador do clube". Para atrair torcedores ao plano popular, a diretoria usa o discurso que os R$ 19,81 podem ser recuperados usando cupons de descontos em empresas parceiras e fretes grátis no e-commerce.
A nova plataforma de venda de ingressos foi ao ar na última segunda-feira, e o clube orientou que os torcedores que tiverem dificuldade de fazer a biometria facial obrigatória (medida para combater o cambismo) procurarem o call center do Flamengo para receberem ajuda.
Torcedor do clube desde a infância, Danilo posou ao lado de Roberto Trinas — Foto: Hermes de Paula / Flamengo
Veja detalhes de cano plano
Valor: R$ 19,81 ao mês
Valor: R$ 325,40 ao mês
Valor: R$ 150,00 ao mês
Obs: as categorias Platina e Ouro custavam R$ 211,80 e R$ 128,40, respectivamente. O Nação Maraca 2 é um valor intermediário entre os dois anteriores. Com isso, quem era Platina e pagava um valor mais caro do que a nova categoria no plano anual, terá a diferença prolongada no tempo de contrato.
Valor: R$ 61,00 ao mês
Mensalidades de sócios da Gávea sobem:
Piscinas da sede do Flamengo na Gávea — Foto: Divulgação
Na contramão dos novos planos do sócio-torcedor, a mensalidade dos sócios da Gávea (proprietário, contribuinte, patrimonial, off-Rio e dependentes) aumentaram a partir deste mês. Veja abaixo:
Os aumentos variam de 13,6% a 56% e geraram críticas entre os associados por serem reajustes acima da inflação. O ge apurou que o clube recebeu diversas reclamações, e a secretaria alegou que "a adequação dos valores de mensalidades e taxas se fez necessária em função, não só dos ajustes da inflação, mas em decorrência da obrigação do clube em manter sua qualidade", e que o Flamengo "continua tendo as mensalidades mais baixas dentre os clubes da Zona Sul".
Anúncio de aumento das mensalidades do Flamengo — Foto: Divulgação
O Flamengo tem cerca de 10 mil sócios na Gávea, sendo 30% deles isentos de mensalidades (remidos, eméritos, beneméritos, grandes-beneméritos, laureados e proprietários pré-1992).
A reportagem também apurou que a categoria off-Rio vem sofrendo debandada com os constantes aumentos. Ela custava R$ 65 em 2020 e quase quintuplicou o valor em cinco anos. Já houve mais de mil sócios off-Rio e esse número passou a ser menor que 300. Entre os principais benefícios da categoria estão: permissão para frequentar a Gávea até 30 dias por ano; votar nas eleições do clube a partir de três anos de adimplência; e ter R$ 61 de desconto para ser sócio-torcedor.
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