Com jogo adiado, Flamengo deve ter desfalques quando enfrentar o Bragantino; entenda

O anúncio do adiamento de Flamengo x Bragantino, feito pela CBF na noite desta sexta-feira , vai garantir ao Rubro-Negro o fato de poder jogar no Maracanã contra o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro. Porém, deve fazer o técnico Tite ter desfalques para a partida.

O jogo, inicialmente previsto para 28 ou 29 de outubro no Maracanã, teria que mudar de local porque o estádio estará cedido para a Conmebol preparar a final da Libertadores. A diretoria do Flamengo bateu o pé de que não abriria mão de sua casa, e a única solução foi o adiamento. Só que não há mais datas livres até o fim do Brasileirão (a última rodada será dia 3 de dezembro).

Desta forma, a única "folga" que resta no calendário será a última Data Fifa de 2023, entre os dias 13 e 21 de novembro. O problema é que o Flamengo vem tendo sempre convocados nesses períodos, diferentemente do Bragantino. Na última, o Rubro-Negro teve três jogadores chamados por suas seleções: Gerson no Brasil; Pulgar no Chile e Arrascaeta no Uruguai.

Pulgar vem sendo titular absoluto do Chile — Foto: Pablo Porciúncula/AFP

Mesmo imaginando um eventual acordo da CBF com o técnico Fernando Diniz para não levar nenhum jogador do Flamengo nesta Data Fifa específica, dificilmente isso aconteceria com as seleções de outros países, uma vez que a convocação não é para amistosos, mas sim para partidas oficiais válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Jogo poderia ter sido antecipado

A CBF chegou a tentar antecipar este jogo para a primeira semana de outubro, quando não teve jogos do Brasileirão por causa das semifinais da Libertadores e da Sul-Americana. Mas o Bragantino não aceitou porque teria três jogos como visitante seguidos, algo que não é feito na tabela com base na isonomia do campeonato.

Maracanã é o pano de fundo de toda polêmica — Foto: Divulgação

Porém, houve outras datas em que esse jogo já poderia ter sido realizado se as partes tivessem antevisto o problema. Flamengo e Bragantino foram eliminados das competições sul-americanas desde o dia 10 de agosto. Ou seja, tiveram meios de semana livres nas duas datas das quartas de final, no fim de agosto, ou a primeira data da semifinal, no fim de setembro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte