O Flamengo tem elenco quase completo para enfrentar o São Paulo, neste sábado (12), às 16h30, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão. Após a participação na Copa do Mundo de Clubes, o rubro-negro voltar a atuar pelo campeonato nacional, do qual é líder com 24 pontos. O único desfalque será o do chileno Erick Pulgar, que se recupera de fratura no quinto metatarso do pé direito.
O volante se machucou durante o Mundial e foi operado no Chile na semana passada. A operação foi realizada por um médico da escolha do jogador, com o aval do clube. Pulgar deve ser desfalque entre dois e três meses.
Por outro lado, o departamento médico está zerado, pois nomes como o volante De la Cruz, o lateral-esquerdo Matías Viña e o atacante Gonzalo Plata retornaram durante o torneio nos Estados Unidos. Portanto, Filipe Luís conta com o melhor à disposição.
— A situação do elenco é super estável. Estamos praticamente com todos os jogadores aptos, treinando, exceto o Erick Pulgar. Nosso departamento indicou o tratamento cirúrgico e foi feito. Acompanhamos o caso de perto, a cirurgia ocorreu bem, sem intercorrências. Conversamos com o médico que realizou o procedimento e com o atleta. Agora, ele segue no repouso pós-operatório e retorna na sua reabilitação. Até o momento, todos os atletas aptos treinando e performando sem nenhum intercorrência — disse Fernando Sassaki, chefe do departamento médico, à Flamengo TV.
No fim de julho, o rubro-negro também tem pela frente as oitavas de final da Copa do Brasil — contra o Atlético-MG — e, em agosto, a mesma fase da Libertadores — contra o Internacional. O clube está de olho para preparar os jogadores para a maratona.
— A gente aproveitou essa semana para fazer um trabalho com todo o grupo, buscando otimizar as cargas, individualizando cada jogador. Tinha jogador que precisava de um pouco mais de carga, de ajuste. Aproveitamos essa semana para que todo mundo chegue contra o São Paulo preparado para pegar esse calendário congestionado do segundo semestre. Uma conversa muito clara e efetiva entre os setores, conseguimos chegar a esse ponto. Sabemos que a lesão é inerente ao esporte de alto rendimento. Agora, vem os jogos, semanas congestionadas, viagens e dificuldades do Brasileirão — afirmou o preparador físico Diogo Linhares à Flamengo TV.
Na manhã de hoje, no Ninho do Urubu, acontece o penúltimo treino antes do jogo contra o São Paulo. A atividade ocorrerá amanhã, no mesmo turno.