Colombiano Richard Rios treina no Flamengo desde o início de junho em busca de nova chance

O Flamengo viajou nesta segunda-feira à Colômbia, onde enfrentará o Tolima na quarta, às 21h30 (de Brasília) pelas oitavas de final da Libertadores. E dentro do Ninho do Urubu há um colombiano que acompanha o confronto à distância: o volante Richard Rios, que voltou ao clube no início deste mês.

Richard, de 22 anos, estava emprestado ao Mazatlán, do México, mas pouco jogou por lá. Uma grave lesão sofrida no ligamento cruzado anterior do joelho direito o tirou das partidas por sete meses, período que abrangeu praticamente todo o tempo de empréstimo (um ano).

Richard marca Rony em empate entre Flamengo e Palmeiras, em 27 de setembro de 2020 — Foto: Cesar Grego/Palmeiras
1 de 4 Richard marca Rony em empate entre Flamengo e Palmeiras, em 27 de setembro de 2020 — Foto: Cesar Grego/Palmeiras

Richard marca Rony em empate entre Flamengo e Palmeiras, em 27 de setembro de 2020 — Foto: Cesar Grego/Palmeiras

Apesar de ter enfrentado um importante problema e, consequentemente, ter atuado apenas seis vezes, Richard voltou dois centímetros mais alto - agora tem 1,87m de altura. Dos jogadores que estão no elenco profissional, Richard foi companheiro de Hugo, Matheuzinho, Lázaro e João Gomes, com quem fazia dupla de volantes na base.

Richard Rios Mazatlán — Foto: Divulgação / Mazatlán
2 de 4 Richard Rios Mazatlán — Foto: Divulgação / Mazatlán

Richard Rios Mazatlán — Foto: Divulgação / Mazatlán

Com contrato válido até junho de 2023 no Flamengo , Richard se reapresentou no Ninho do Urubu no último dia 9. Desde então vem fazendo trabalho de recondicionamento físico ao lado de garotos do sub-15 e do sub-16.

Quando retomou os trabalhos no Flamengo , na última semana de Paulo Sousa, Richard foi informado de que não fazia parte dos planos do departamento de futebol profissional. Até o presente momento, não foi solicitado por Dorival Júnior para os treinamentos da equipe principal.

Além da companhia de jogadores da base, Richard tem treinado ao lado de Yuri de Oliveira, meia de 21 anos, e do zagueiro Rafael Santos, de 24.

Utilizado em surto de Covid-19 em 2020, contra o Palmeiras

Se o Tolima é do país de origem de Richard Rios, a semana reserva outra coincidência. Para o jogo desta quarta, um surto de Covid-19 tirou oito jogadores. Em setembro de 2020, quando a doença causou estrago maior no clube, 19 atletas viraram desfalque. Com isso, o colombiano foi um dos Garotos do Ninho chamados às pressas para enfrentar o Palmeiras.

Richard entrou aos 26 minutos do segundo tempo para atuar como ponta, no lugar de Guilherme Bala, e terminou como lateral-direito após a saída de João Lucas. A versatilidade rendeu elogios internos de Jordi Guerrero, auxiliar que ficou à beira do campo devido ao fato de Domènec Torrent, treinador rubro-negro à época, também ter sido infectado pela Covid-19. O Flamengo , mesmo desfigurado, conseguiu empate por 1 a 1 fora de casa.

Dessa vez, além de atualmente não fazer parte dos planos do departamento de futebol, Richard não está inscrito na Libertadores.

Apesar das funções executadas, Richard hoje atua mais como primeiro ou segundo volante. O Flamengo , aliás, está no mercado para tentar contratar um jogador da posição. A busca deve ser intensificada já que Andreas Pereira, com contrato válido até 30 de junho, tem grande chance de deixar o clube.

Descoberto pelo clube em dezembro de 2018, quando disputou um torneio de futsal pela seleção colombiana no Brasil, Richard está no Flamengo desde 2019. Começou a ganhar espaço com Maurício de Souza, hoje técnico do Vasco e um dos responsáveis pelo seu crescimento no Ninho. Estreou profissionalmente em 2020, no estadual, competição que voltou a disputar em quatro jogos na edição seguinte. O colombiano de 22 anos soma sete partidas como profissional rubro-negro e nenhum gol marcado.

Banner Premiere Brasileirão — Foto: Reprodução
3 de 4 Banner Premiere Brasileirão — Foto: Reprodução

Banner Premiere Brasileirão — Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

4 de 4

Fonte: Globo Esporte
)