Logo Netfla

Chegada de Abel Braga ao Flamengo pode acirrar disputa no ataque

A chegada de Abel Braga - confirmado como novo treinador do Flamengo na noite da última terça-feira - pode acirrar a disputa no ataque no time rubro-negro na próxima temporada. Isso porque, Henrique Dourado, que terminou 2018 como opção a Uribe, teve uma das melhores fases da carreira justamente sob o comando do treinador. No ano passado, os dois trabalharam juntos no Fluminense e o centroavante foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, ao lado de Jô, do Corinthians.

Depois de um bom ano nas Laranjeiras, quando atuou em 59 partidas e marcou 32 gols, o Ceifador chegou à Gávea com status de titular - à época, a situação de Guerrero, suspenso por doping, ainda era um incógnita -, mas não conseguiu o mesmo destaque.

Ele fez a estreia na semifinal da Taça Guanabara e logo balançou a rede, mas não chegou a conquistar unanimidade. No primeiro semestre, conviveu com a concorrência de Guerrero, posteriormente negociado com o Internacional. Depois, sob o comando de Maurício Barbieri, revezou com o Uribe, que foi contratado durante a Copa do Mundo. Com Dorival Júnior, que assumiu o time no fim de setembro, o colombiano passou a ser o dono da posição.

No Flamengo, Dourado atuou em 41 partidas - algumas saindo do banco de reservas - e  marcou 13 gols.

Em março, antes do Fla x Flu que valeu pela semifinal do Campeonato Carioca, Abel Braga, então técnico do Fluminense, falou sobre o reencontro com Dourado e brincou com o fato de o Ceifador ser conhecido pelas boas cobranças de pênalti.

- Ele vai perder. A gente larga em vantagem. Nós já sabemos como é. Ele tem a manha. É perfeito batendo pênalti. Mas, se por acaso tiver um (neste momento Abel bate três vezes na madeira), ele vai perder - disse o treinador, à época.

O treinador lembrou ainda a relação que eles criaram nos tempos em que estiveram no clube das Laranjeiras:

- O Dourado é um amigo que conquistou a todos aqui dentro (Fluminense). Deu o máximo dele, sempre jogou no limite. Hoje, está do outro lado. Obviamente que não será aplaudido por nossa torcida. Mas não vamos deixar de abraçá-lo, porque é um profissional que foi muito claro desde o início com o que queria. E sempre foi leal e amigo. Agora, começou o jogo, vai procurar fazer o melhor para a equipe dele e nós, para a nossa. Sem qualquer tipo de rivalidade pessoal, nada.

Dourado chegou a iniciar 2018 no Fluminense, integrando o elenco que foi para a disputa na Florida Cup, nos Estados Unidos. Porém, deu indícios de que gostaria de ser negociado. O Corinthians chegou a conversar para contar com o atacante, mas o Flamengo foi o clube com o qual ele assinou contrato. O atacante tem vínculo com o Flamengo até o fim de 2021.

Abel Braga e Henrique Dourado - Fluminense

Abel Braga e Henrique Dourado, no ano passado, pelo Fluminense (Divulgação)

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Brasileirão - Série A
FlamengoFlamengo
- x -
SantosSantos
Últimas
+ Lidas da semana