O Flamengo está perto de contratar Juninho , atacante do Qarabag , para ser o substituto de Gabigol, que não renovou contrato e foi para o Cruzeiro . O Rubro-Negro já se acertou com o time do Azerbaijão e precisa resolver apenas alguns detalhes burocráticos para concretizar o negócio. Mas, afinal, quem é o atleta que o clube carioca foi buscar em um mercado alternativo?

Juninho tem 28 anos e não teve destaque no futebol brasileiro. O desempenho dele deslanchou, porém, longe daqui. Nascido na pequena cidade de Pitangui, em Minas Gerais, passou por times de Portugal, onde chegou a mudar de posição, e ganhou destaque, mesmo, no Qarabag, chegando a brilhar contra o Bayer Leverkusen , da Alemanha, em um jogo da Europa League .

Longe dos gramados, o atacante é discreto nas redes sociais. Neste sábado (11), por exemplo, o Instagram dele conta com pouco mais de 70 mil seguidores, para quem compartilha fotos da carreira e o que chama de "terapia": a pescaria.

A trajetória no esporte começou no Athletico-PR . Ele nunca se firmou no Furacão. Durante o período em que teve contrato com o time paranaense, foi emprestado para Portimonense, de Portugal, Brasil de Pelotas, Grêmio Novorizontino, Figueirense e Vila Nova.

A última temporada em solo brasileiro foi em 2019. O atacante foi para o Estoril Praia, de Portugal, e, depois, para o Chaves, do mesmo país, onde atuou por três anos. No futebol português, uma mudança de posição ajudou: ele deixou de jogar como ponta e virou centroavante. Isso há somente dois anos.

"Nós chegamos aqui e ele era um dos extremos, como dizemos aqui em Portugal, vocês dizem ponta. Era um jogador a quem nós víamos qualidades para jogar nessa posição e sinceramente tínhamos dificuldade em colocá-lo porque o nosso centroavante na altura também tinha muita qualidade. Quando ele teve uma lesão com alguma gravidade, achamos a oportunidade certa para testar o Juninho na posição", contou Marco Alves, que foi treinador de Juninho no Chaves, ao ge.

"Ele percebeu que, jogando ali, ia ter sempre melhores números que o ajudariam a chegar ainda mais alto", completou.

Na temporada de 2022/23, ainda pelo Chaves, Juninho fez quatro gols em 32 jogos. O cenário mudou quando foi para o Qarabag. Na primeira temporada no Azerbaijão, em 2023/24, foram 31 gols em 55 partidas. Um deles foi marcante: contra o Bayer Leverkusen, em março do ano passado , pelas oitavas de final da Europa League. O jogo terminou empatado por 2 a 2, e o brasileiro se destacou também com uma assistência.

Na atual temporada, Juninho soma 11 gols em 25 partidas. Antes de o Flamengo entrar no negócio por sua contratação, o atacante estava com transferência praticamente acertada para o Sevilla , da Espanha, mas o jogador preferiu retornar ao Brasil quando soube do interesse rubro-negro.