A CBF divulgou nesta quinta-feira o calendário para a temporada 2020. A agenda tem início previsto para 22 de janeiro e vai até 6 de dezembro, contemplando as competições nacionais, estaduais e continentais.

A principal novidade é que no ano que vem as competições vão parar durante as datas Fifa, ao contrário do que acontece na atual temporada.

"Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a seleção brasileira", disse Rogério Caboclo, presidente da CBF.

"Conseguimos definitivamente liberar as datas Fifa, para que partidas de clubes e seleção não se sobreponham. Não podemos concorrer com nós mesmos", acrescentou.

Apesar disso, o calendário ainda conta com um problema para os clubes brasileiros. A agenda não prevê a paralisação das atividades na Copa América, que será realizada entre 12 de junho e 12 de julho, na Argentina e Colômbia. Por conta disso, as equipes podem, em caso de convocação, ser desfalcadas por nove rodadas no Brasileirão.

Outra novidade é a introdução da Supercopa do Brasil, que vai reunir os campeões da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro deste ano. A decisão, que já conta com o Athletico-PR, acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado.

Os calendários do futebol feminino e categorias de base serão divulgados até o fim do mês.

Veja, abaixo, as datas das principais competições nacionais de 2020:

Estaduais - de 22 de janeiro a 26 de abril

Campeonato Brasileiro Série A - de 3 de maio a 6 de dezembro

Copa do Brasil - de 5 de fevereiro a 16 de setembro

Supercopa do Brasil - dia 19 de janeiro