A final da Copa Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Entretanto, a instabilidade política no país gerou discussões sobre a possibilidade de mudança da sede do evento. O presidente da CBF, Samir Xaud, levantou essa hipótese após a classificação do Palmeiras contra a LDU.
Situação no Peru
O Peru vive um estado de emergência declarado, que permite a atuação das Forças Armadas nas ruas. Este cenário de crise política se intensificou após a destituição da presidente Dina Boluarte, o que levanta preocupações sobre a segurança para a realização da final da Libertadores.
Declarações de Samir Xaud
Em declaração à imprensa, Samir Xaud afirmou:
"Por enquanto é Lima. É uma competição organizada pela Conmebol. Com essa final brasileira agora nós vamos podemos ver a possibilidade de vir para o Brasil. Isso se os clubes tiverem interesse."O presidente da CBF também mencionou que Belém e Brasília se ofereceram como possíveis sedes alternativas.
Xaud complementou:
"Foram as duas cidades que se ofereceram, que se manifestaram. Mas a gente tem que aguardar os clubes se manifestarem em relação a isso."No entanto, a Conmebol, até o momento, não considera a mudança da sede da final. Segundo informações do Blog do Diogo Dantas,
"A Conmebol não trabalha mais com a possibilidade de tirar a sede da final deste ano de Lima."
Expectativa dos Clubes e Torcedores
Com a final se aproximando, a expectativa tanto dos clubes quanto dos torcedores é alta. Há um questionamento sobre a segurança do evento em Lima, especialmente considerando a situação atual. As manifestações de interesse dos clubes em um possível traslado para o Brasil podem influenciar nas decisões futuras.
O cenário político no Peru, aliado às declarações da CBF, deve ser acompanhado de perto, uma vez que mudanças na sede da final da Libertadores podem ocorrer dependendo da evolução da situação no país e do posicionamento das equipes envolvidas.