Carol Portaluppi assume papel de 'ponte' de Renato Gaúcho, agora no Flamengo, com as torcidas

Comemorações de vitórias, de títulos e atualização das decisões importantes da carreira. Enquanto Renato Gaúcho, recém-contratado como técnico do Flamengo, constrói sua trajetória no futebol brasileiro, sua filha Carol Portaluppi o acompanha de perto. Influenciadora digital, a carioca de 27 anos atua nas redes sociais como a ponte entre o técnico e os torcedores dos times em que Renato trabalha.

Novidade : Renato Gaúcho é apresentado no Flamengo e compara clube à seleção brasileira

Filha de Renato com a jornalista Carla Cavalcanti, Carol é estudante de comunicação social e já atuou como modelo, além de ter feito participações na TV. A jovem tem 2 milhões de seguidores no Instagram, rede social na qual compartilha seu dia a dia — incluindo muitas fotos ao lado de amigos e do pai. Desde criança, vai aos jogos e aparece em fotos com as camisas dos clubes por onde passa o treinador.

Após o anúncio da chegada de Renato ao Flamengo, Carol fez a primeira "saudação" aos torcedores rubro-negros que passaram a acompanhá-la. "Oi, Nação. Vamos torcer juntos?", escreveu. As interações nas redes sociais com o dia a dia do rubro-negro devem ser uma constante durante a passagem do técnico pelo Fla, assim como ocorreu no Grêmio, quando a filha de Renato chegou a ser considerada uma "torcedora ilustre".

De fato, a jovem é tricolor. Mas acima de tudo, é Renato Portaluppi Futebol Clube. Com exceção do Grêmio, onde o pai é ídolo, Carol tende a manter as mesmas relações do pai com os clubes por onde ele passa. Se houver desentendimento, a equipe pode ganhar a antipatia da influenciadora, como ocorreu em 2015, quando revelou que estava "chateada" com o Fluminense, por causa de um retorno frustrado de Renato às Laranjeiras.

Alteração : Renato Gaúcho muda programação do time em seu primeiro dia no Ninho do Urubu

O alinhamento ao pai se estende para fora dos campos. Muito ligados ao Rio de Janeiro, os dois compartilham um estilo de vida parecido. Em diversas oportunidades, são fotografados ou posam juntos em idas à praia ou a piscinas em dias ensolarados. O futevôlei, a altinha e os esportes de praia também fazem parte da rotina de pai e filha.

Em abril, quando Renato contraiu Covid-19, a filha trazia as novidades a torcedores e fãs. "Atualizando vocês, papai tá bem, daqui a pouco tá de volta. Seguimos confiantes", dizia uma das mensagens, à época.

Polêmicas

A proximidade com a carreira de Renato por vezes rendeu episódios polêmicos a Carol, sejam eles relativos a acontecimentos do gramado ou desentendimentos com torcedores, no caso mais recente.

Em 2016, quando o Grêmio foi campeão da Copa do Brasil, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o clube em R$ 50 mil pela presença da jovem na comemoração do título em campo. Na época, o tricolor levou o caso ao Pleno do tribunal, mas acabou condenado da mesma forma.

Caro Portaluppi em campo na final da Copa do Brasil de 2016 Foto: JEFFERSON BERNARDES / AFP
Caro Portaluppi em campo na final da Copa do Brasil de 2016 Foto: JEFFERSON BERNARDES / AFP

Em maio deste ano, Renato, já sem clube após a saída do Grêmio, negociou por quatro dias com o Corinthians, que buscava um novo técnico. Ao contrário do caso do Flamengo, até pela rapidez do anúncio, Carol já era acompanhada pot torcedores do Timão desde o início das negociações. Enquanto o processo se dava nos bastidores, a influenciadora prometeu "contar um segredo" quando chegasse a 2 milhões de seguidores no Instagram.

Despiste : Renato se esquiva sobre punição do Flamengo a Gabigol

A torcida corintiana, ansiosa por uma possível chegada do técnico ao Parque São Jorge, fez campanha pelo número, atingido com sucesso. Mas a negociação não deu certo, e Carol acabou não revelando o "segredo". Assim que o fim das conversas foi divulgado pelo clube, a influenciadora começou a perder seguidores, e torcedores mais revoltados fizeram campanha pelo "unfollow" em massa.

— Por tudo que vocês fizeram, eu acho, por todo o carinho, eu queria poder demonstrar dessa forma, que é a forma que eu tenho disponível. Eu vir aqui e falar que eles não fecharam, o meu pai não vai pro Corinthians, mas eu agradeço do fundo do meu coração, todas as mensagens, as montagens. Tenho em mente que nada é em vão, que Deus sabe o que faz, na hora certa as coisas acontecem — disse ela, após o caso.

Fonte: O Globo