O Campeonato Brasileiro mais maluco e insano dos últimos tempos pode "acabar" neste final de semana.
Dependendo da combinação de resultados, a Série A pode conhecer seu campeão e os quatro rebaixados entre sábado (2) e domingo (3), além dos classificados para a CONMEBOL Libertadores .
É claro que o mais provável é que tudo seja definido apenas na 38ª rodada, marcada para a próxima quarta-feira (6), já que há clubes com pontuações muito próximas.
No entanto, em um campeonato em que praticamente tudo aconteceu, qualquer possibilidade deve ser considerada...
Abaixo, a ESPN mostra como o Brasileirão 2023 pode "acabar" neste final de semana.
Campeão definido
Há dois cenários em que o líder Palmeiras pode ser campeão neste final de semana.
Isso pode ocorrer com uma vitória do Verdão sobre o Fluminense , seu adversário do domingo (3), ou até mesmo com um empate.
Confira as simulações :
- Vitória sobre o Fluminense
Nesse primeiro cenário, o Palmeiras derrotaria o Fluminense no Allianz Parque e confirmaria o título caso Botafogo , Flamengo e Atlético-MG não vençam Cruzeiro , Cuiabá e São Paulo , respectivamente.
Assim, o Verdão termina a rodada com 69 pontos , enquanto os concorrentes teriam no máximo 64 , a uma distância que não seria possível alcançar com apenas mais um jogo a ser disputado.
A conta também precisa incluir Grêmio e Red Bull Bragantino , ambos com 59 pontos e que podem até dar adeus ao título se perderem para Goiás e Fortaleza , respectivamente, nesta quinta-feira (30).
Mas, como os dois times podem chegar a no máximo 68 , uma vitória do Palmeiras sobre o Fluminense já os saca da disputa definitivamente.
- Empate com o Fluminense
Nesse segundo cenário, com empate entre palmeirenses e tricolores no Allianz, o título da equipe de Abel Ferreira aconteceria se Botafogo, Atlético-MG e Flamengo perdessem seus jogos.
Com isso, o Verdão chegaria a 67 pontos , enquanto seus concorrentes continuariam com 63, a quatro pontos de distância.
Aqui, a situação dependeria mais de Grêmio e Bragantino, que só poderiam somar no máximo 4 pontos.
Nesta quinta, o Tricolor recebe Goiás e Vasco em Porto Alegre, enquanto o time da Red Bull encara Fortaleza e Coritiba , também em casa.
Os classificados para a Libertadores
Se Grêmio e Red Bull Bragantino vencerem seus compromissos nesta quinta-feira (30), ambos ficam muito próximos de conquistar ao menos a vaga na fase preliminar da Libertadores.
Triunfos levariam as duas equipes aos 62 pontos, o que garantiria a vaga caso o Athletico-PR (atualmente com 52 pontos) perca ou empate com o Cruzeiro também nesta quinta.
Isso ocorre porque o Fluminense (atual 7º , com 56 pontos) já está classificado para o torneio continental por ser o atual campeão.
Ou seja: mesmo que o Tricolor ainda alcance a pontuação de Grêmio e Red Bull Bragantino, a vaga para a Libertadores seguiria nas mãos do clube que for ultrapassado pelo Flu.
Portanto, o Athletico precisa ganhar hoje e ainda torcer por tropeços de Grêmio e Bragantino para ainda seguir sonhando.
Rebaixados definidos
O Bahia , atual 17ª colocado, com 41 pontos, pode ser rebaixado neste final de semana caso perca para o América-MG , fora de casa, no domingo (3).
Para que o Tricolor seja degolado, o Vasco ( 16º , com 42 ) precisaria ganhar do Grêmio, fora de casa, enquanto o Santos ( 15º , com 43 ) também precisaria bater o Athletico-PR, em outro duelo longe de seus domínios.
Com possíveis triunfos, o Vasco iria a 45 pontos, enquanto o Peixe iria a 47 , abrindo distância impossível de ser alcançada pelos baianos com apenas mais uma rodada por disputar.
Justamente por isso, é imperativo que o Bahia some ao menos um ponto (além de torcer por tropeço dos rivais diretos) para seguir sonhando com a fuga do Z-4.