Enquanto os jogadores campeões brasileiros curtem dias de descanso após faturarem a segunda taça consecutiva da competição nacional, a diretoria do Flamengo segue trabalhando para colocar em prática o planejamento do clube para a temporada de 2021, que já começa nesta terça-feira (02).

Já contando com um dos elencos mais valiosos da América, os dirigentes não pensam em um novo pacotão de reforços desembarcando na Gávea.

Em entrevista ao portal GE , Marcos Braz afirmou que o novo cenário do clube sugere maior cautela. Segundo o vice-presidente de futebol, a situação financeira ao futebol imposta pela pandemia da COVID-19 e o investimento feito no passado fazem com que a postura rubro-negra no mercado seja diferente em 2021.

“Pela parte financeira e também por já ter um elenco que já veio sendo qualificado. No ano passado, contratamos alguns jogadores no início. Pedro e Thiago Maia eram empréstimo. O Pedro nós exercemos, e o Thiago chegamos a um bom acordo com os franceses para que tivéssemos mais tempo para recuperá-lo. Confiamos muito”.

“Agora, temos que fazer os ajustes. O Flamengo precisa se reforçar, acredito que é sempre importante oxigenar o ambiente do departamento de futebol. Mas com certeza não são os caminhos de quando chegamos, em 2019”, disse.

Após a conquista do Campeonato Brasileiro , o Flamengo deu alguns dias de férias ao elenco que conquistou o bicampeonato nacional. As decisões sobre o elenco passarão pela avaliação do técnico Rogério Ceni, que também aproveita dias de descanso. Mas segundo o dirigente, no entanto, o planejamento do departamento de futebol já está sendo colocado em prática.

“Saímos na frente, contratamos o Bruno Viana. Temos que ter imaginação, bom senso e conhecimento do mercado. Mas não vamos fazer cinco, seis contratações não. Não sabemos se teremos propostas pelos nossos jogadores. Conforme isso acontecer, vamos ajustando também”.

Um dos jogadores que podem chegar à Gávea é um velho conhecido (e amado) dos rubro-negros. Livre no mercado desde que acertou sua rescisão de contrato com o Olympiakos (GRE), Rafinha vem conversando com a diretoria para acertar o retorno ao Flamengo.

Mesmo pregando cautela sobre o acerto, Braz admite que a negociação está 'bem encaminhada'.

“Ele começou há um mês a sinalizar que queria voltar. Estamos conversando. O Bruno (Spindel) está conversando. Tenho uma relação direta com ele também, muito próxima. Com o Lincoln, seu empresário, também. Estamos tentando ajustar. Não que ele não mereça ser valorizado pela história dele aqui, mas estamos com algumas prudências para finalizarmos esse caso, de um lado ou de outro”, disse o dirigente, revelando que a fase decisiva do Brasileirão tirou a celeridade das negociações.

“A reta final do Brasileiro tirou um pouco o nosso foco, estávamos concentrados só nos jogos. Mas vamos retomar. Está bem encaminhada, mas não está certa a contratação. Vou ligar para ele”.

Com grande parte do elenco campeão brasileiro ainda em férias por duas semanas, o Flamengo estreará no Campeonato Carioca nesta terça-feira (02), diante do Nova Iguaçu , com uma equipe formada principalmente por jovens e que será comandada por Mauricio Souza.