A crise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o afastamento de Rogério Caboclo da presidência , fez com que os clubes da Série A se mobilizassem nos bastidores. Nas conversas, nasceu a ideia de uma liga que passe a organizar o campeonato nacional. A informação foi dada inicialmente pelo "GE".
O tema estará em pauta nesta terça-feira, em reunião dos presidentes de equipes na sede da confederação no Rio, com a presença de Coronel Nunes, que assumiu a presidência na ausência de Caboclo.
A conversa entre os clubes teve início na última semana, através de um grupo no WhatsApp . O fórum com os dirigentes já existia, mas teve a inclusão de cartolas que assumiram em 2021. A ideia inicial, que reavivou as conversas, era se posicionar diante da crise envolvendo Caboclo.
O presidente eleito da CBF foi afastado do cargo por determinação do Comitê de Ética da entidade, durante investigação da acusação de assédio moral e sexual de uma funcionária contra Caboclo.
Nessas conversas, os clubes identificaram a oportunidade de ganhar mais poder e tirar peso das federações estaduais. A ideia de uma liga foi liderada por Flamengo e Athletico-PR .
Outros times se juntaram à dupla e iniciaram um movimento que conseguiu juntar todas as equipes da Série A. Apesar da aparente "unidade", o tema ainda é tratado com cautela pelos times, que ainda veem a possibilidade em discussão.
Julio Casares, presidente do São Paulo , chegou a se posicionar sobre o encontro na CBF em suas redes sociais.
"Aqui no Rio de Janeiro em defesa de um projeto para os clubes brasileiros nesse difícil momento. Participação, mobilização, organização, equilíbrio e serenidade são os pilares da nossa caminhada. Com diálogo e transparência! Viva o futebol! Viva os clubes de futebol do Brasil!".