O Campeonato Brasileiro de 2024 vai começar, com direito a quatro jogos neste sábado (13) e outros seis no domingo (14). E se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN - sempre com as cornetas liberadas, claro.

Se você ainda não conhece, a gente explica. O ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro (afinal, tem janela de transferências no meio do ano), forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo no ano até o momento, etc.

Desta forma, foi pedido a cada um dos participantes que listasse, já em ordem, sua tabela final da disputa. Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, 18 para o terceiro e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN é o resultado da soma de pontos de todos os votos. Assim, a pontuação máxima possível é de 400 pontos por equipe, enquanto a mínima é de 20 .

E não teve para ninguém: o Flamengo , com Tite no comando e já com o título do Campeonato Carioca, totalizou incríveis 399 pontos e foi apontado como o clube que será campeão brasileiro em 2024. E de forma quase unânime, algo que nunca acontecera na Cotação ESPN. Simplesmente 19 dos 20 jornalistas apontaram o time rubro-negro como o que terminará no topo da tabela – em 2023, o Palmeiras liderou a projeção sendo votado por 14 dos 20 participantes (relembre também as cotações de 2022 e 2021 ).

A exceção foi o Fluminense , de Fernando Diniz e campeão da CONMEBOL Libertadores de 2023, único clube além do rival a ser citado em primeiro lugar, mas que na soma geral acabou na quinta posição.

O G4, que leva direto para a fase de grupos da Libertadores, foi fechado por Palmeiras , Atlético-MG e Internacional , nesta ordem, mas todos bem longe do Flamengo – veja as pontuações de cada um lá embaixo.

A projeção não foi nada agradável para São Paulo , Botafogo , Corinthians , Cruzeiro e Vasco ; mesma situação em relação às agremiações do Nordeste, com nenhuma figurando sequer na primeira parte da tabela (entre as dez primeiras).

E desta vez, diferentemente de 2023, nenhum dos clubes mais tradicionais e campeões do país está entre os quatro possíveis rebaixados, destino apontado para o quarteto que subiu no ano passado. Será que algum deles vai surpreender e seguir na elite?

Quem será o campeão do Brasileiro 2024?

Quase unanimidade: 19 dos 20 participantes apontaram o Flamengo como o time que levantará a taça. A equipe somou 399 pontos dos 400 possíveis e sobrou e muito em relação ao segundo colocado, o Palmeiras, que ficou 31 pontos atrás (368).

Quem mais briga pelo título? E o G4?

Apenas dois clubes foram citados como campeão. Além do Flamengo, que dominou o topo das projeções, o Fluminense teve a preferência de um dos jornalistas participantes.

O G4 acabou com o Palmeiras, já citado, o Atlético-MG em terceiro e o Internacional, que ganhou o Brasileiro pela última vez em 1979, em quarto - rival colorado, o Grêmio fechou a projeção em sexto lugar.

São Paulo, Botafogo, Corinthians e Nordeste serão coadjuvantes?

É o que apontou o resultado final da Cotação ESPN . O trio de clubes de São Paulo e Rio só aparece a partir da oitava posição, logo, sequer levaria vaga para a Libertadores de 2025.

Do trio nordestino, dois iriam ao menos para a CONMEBOL Sul-Americana, enquanto outro teria como destino a Série B.

E os times que subiram para a Série A?

Pela projeção, todos eles terão um destino cruel e voltarão para a segunda divisão em 2025. Nesta ordem, de cima para baixo, Vitória, Atlético-GO, Juventude e Criciúma foram os times mais citados nas últimas posições.

Quem votou?

Participaram da Cotação ESPN os jornalistas André Plihal, Antônio Chamorro, Bruno Vicari, Daniela Boaventura, Dimas Coppede, Elton Serra, Eugênio Leal, Fabio Chiorino, Gláucia Santiago, Gustavo Zupak, Ivana Negrão, Jean Santos, Leonardo Bertozzi, Lucho Silveira, Mari Pereira, Mariana Spinelli, Murilo Borges, Pedro Ivo Almeida, William Tavares e Yasmin Torres.

Veja como ficou a Cotação ESPN para o Brasileirão 2024

1º - Flamengo - 399 pontos
2º - Palmeiras - 368 pontos
3º - Atlético-MG - 353 pontos
4º - Internacional - 325 pontos

5º - Fluminense - 313 pontos
6º - Grêmio - 273 pontos

7º - Athletico-PR - 267 pontos
8º - São Paulo - 263 pontos
9º - Botafogo - 238 pontos
10º - Corinthians - 231 pontos
11º - Bahia - 205 pontos
12º - Fortaleza, 193 pontos

13º - Red Bull Bragantino - 192 pontos
14º - Vasco - 131 pontos
15º - Cruzeiro - 128 pontos
16º - Cuiabá - 99 pontos

17º - Vitória - 80 pontos
18º - Atlético-GO - 62 pontos
19º - Juventude - 52 pontos
20º - Criciúma - 28 pontos