Nas últimas semanas, o Flamengo sofreu - e vem sofrendo - mudanças radicais internamente. Sob a gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, o Rubro-Negro pretende adotar uma postura diferente para 2025. Ao menos é o que garantiu José Boto .

Em entrevista ao Ge , o novo diretor técnico do clube revelou que reestruturar o departamento de scouting será sua prioridade.

''O scouting é fundamental em todos os clubes. Para mim é uma das áreas mais sensíveis e importantes de um clube de futebol. Não só pela ligação que eu tenho por ter vindo do scouting, mas porque acho que é um departamento muito importante. Vou reestruturar o departamento, mas neste momento ainda não tive tempo para fazer isso. Tenho ideias, mas das ideias à prática tem sempre um período de observação, e ainda não tive a possibilidade de fazer'', declarou.

José Boto fez carreira na Europa como chefe de scouting em clubes como Benfica , Shakhtar Donetsk e Osijek, da Croácia, antes de ser contratado pelo Flamengo.

Agora, o dirigente pretende aplicar no Rubro-Negro a experiência adquirida no Velho Continente.

''O projeto é ajustar algumas coisas, daquilo que já foi muito comentado de fechar o CT, é o que diz minha experiência. Quanto menos gente ao redor da equipe profissional melhor é em todos os setores. Trabalha-se com mais calma, há menos vazamento de matéria sensível, e isso é uma prática comum na Europa. São coisas que se implementam logo: quantidades de pessoas que viajam com a equipe, quem pode assistir ao treino... Isso já está perfeitamente implementado desde que cheguei e dei essas diretrizes, que são debatidas com a comissão técnica, não parte só de mim. Debatemos e vemos o que é melhor antes de fazer as mudanças'', afirmou.

''A próxima vai ser termos um departamento de scouting à minha imagem. Não estou dizendo que está ruim desta forma, mas o departamento tem que perceber exatamente aquilo que nós queremos para o Flamengo. Isso leva tempo e esse fato tem reflexo nesta janela, que não está sendo feita com a metodologia que eu gosto de fazer, que é o scouting dar-nos os nomes, nós analisarmos com calma. Isso não foi feito nesta janela, na próxima já vai ser mais à minha imagem'', completou.

O 'novo' Flamengo no mercado

O Flamengo contratou até o momento um único reforço: Juninho , um atacante pouco conhecido no Brasil e que estava no Azerbaijão .

Questionado se esse será o perfil das contratações do clube nesta janela de transferências, Boto foi direto.

''O perfil de contratações vai ser o jogador que serve para o nosso modelo de jogo. Se vem do Azerbaijão, se vem do Cazaquistão ou de outro país qualquer, isso não é importante. O importante é que tenha o perfil que procuramos'', disse.

''Aquilo que quero implementar é o que o departamento de scouting nos dê mais Juninhos. É um jogador que Filipe e eu conhecíamos, não vem do scouting, mas através do nosso conhecimento geral do mercado e que se encaixava perfeitamente nas características que nós procurávamos para o atacante do Flamengo neste momento. Mas o processo correto vai ser o scouting dar-nos Juninhos para observarmos, debatermos e contratarmos o melhor'', finalizou.

Próximos jogos do Flamengo: