A oitava edição do prêmio Bola de Prata aconteceu em 1977. O São Paulo sagrou-se pela primeira vez na história campeão do Campeonato Brasileiro , que teve 62 participantes, após empatar com o Atlético-MG por 0 a 0 e ganhar, nos pênaltis, por por 3 a 2 em pleno Mineirão com mais de 102 mil pessoas.

Os grandes destaques do elenco tricolor paulista foram o atacante Serginho Chulapa e o goleiro Waldir Peres, enquanto o artilheiro do torneio foi Reinaldo, do vice-campeão Atlético-MG, com 28 gols. A maior goleada foi do Bahia, que venceu o Vitória-ES por 7 a 0.

A seleção do prêmio teve como destaques o Atlético-MG, o Flamengo e a Ponte Preta, que colocaram dois jogadores cada no time ideal do campeonato, com Reinaldo, Zico e Oscar entre eles. Toninho Cerezo ficou com a Bola da Ouro na ocasião, jogando pelo clube alvinegro de Minas Gerais, que no geral ficou com quatro dos 13 troféus.

Duas curiosidades são marcantes: pela primeira vez na história da honraria nenhum estrangeiro levou qualquer taça e o time campeão não teve qualquer atleta de seu grupo entre os ganhadores.

Veja a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 1977

Goleiro: Édson Cimento (Remo)

Lateral-direito: Zé Maria [Rodrigues Alves] (Corinthians)

Zagueiros: Oscar [Bernardi] (Ponte Preta) e Polozzi (Ponte Preta)

Lateral-esquerdo: Marco Antônio [Feliciano] (Vasco)

Volante: Toninho Cerezo (Atlético-MG)

Meias: Adílio (Flamengo) e Zico (Flamengo)

Atacantes: Tarcísio (Grêmio), Reinaldo (Atlético-MG) e Paulo César Caju (Botafogo)

Bola de Ouro: Toninho Cerezo (Atlético-MG)

Artilheiro: Reinaldo (Atlético-MG)