O Campeonato Brasileiro de 1974 teve, pela primeira vez com este nome, um time do Rio de Janeiro como campeão. O Vasco ficou com o título após vencer por 2 a 1 uma 'final forçada' em jogo único contra o Cruzeiro , mas colocou na seleção da quinta edição do prêmio Bola de Prata apenas um jogador - e não foi o artilheiro isolado da disputa com 16 gols, Roberto Dinamite.
Foi também a primeira vez que um atleta brasileiro ficou com a Bola de Ouro: ninguém menos que Zico, do Flamengo , então com 21 anos de idade - saiba mais sobre a inclusão deste troféu especial no prêmio aqui .
Na disputa, que repetiu os 40 clubes de 1973, cariocas e mineiros acabaram o quadrangular final, que ainda teve Santos e Internacional, empatados na liderança com 4 pontos cada, e o regulamento previa uma partida de desempate neste caso, a ser disputada na casa do time de melhor campanha em todo o certame.
Esta 'vantagem' seria do Cruzeiro (38 contra 34 pontos), mas uma brecha no regulamento permitiu ao Vasco reclamar e ver a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidir pelo duelo no Rio, no Maracanã.
Mesmo considerada um esquadrão, aquela equipe celeste foi vice e não teve qualquer atleta no time ideal do Brasileiro. O destaque ficou por conta do Vitória, que teve três jogadores na seleção, entre eles o meia, baiano como o clube, Mário Sérgio Pontes de Paiva, ali com 24 anos e que mais tarde viria a ser comentarista de futebol - ele morreu na tragédia da Chapecoense, em 2016, com 66 anos.
Veja a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 1974
Goleiro: Joel Mendes (Vitória)
Lateral-direito: Louro (Fortaleza)
Zagueiros: Elías Figueroa (CHI, Internacional) e Miguel (Vasco)
Lateral-esquerdo: Wladimir (Corinthians)
Volante: Dudu Olegário (Palmeiras)
Meias: Mário Sérgio (Vitória) e Zico (Flamengo)
Atacantes: Osni (Vitória), Luisinho Lemos (América-RJ) e Lula (Internacional)
Bola de Ouro: Zico (Flamengo)