Após o empate em 1 a 1 no clássico com o Porto , na semana passada, o técnico Jorge Jesus volta a campo com o Benfica nesta quarta-feira (20) e já tem jogo decisivo contra o Braga , pela semifinal da Taça da Liga. No confronto, o Mister reencontra o seu compatriota Carlos Carvalhal, que no ano passado foi cogitado para substituí-lo no Flamengo antes da contratação de Domènec Torrent.

11 anos de idade separam os dois treinadores, que voltaram a ser rivais em Portugal na atual temporada, desde que Jesus decidiu deixar o Brasil para comandar mais uma vez os Encarnados .

E voltando um pouco no tempo, mais exatamente para julho de 2020, Carvalhal, num primeiro momento, surgiu como o principal nome para substituir o seu conterrâneo no Rubro-Negro. Entretanto, a pandemia da COVID-19, que ná época já apontava o Brasil como um dos país mais afetados pela mesma, fez o treinador recusar a proposta e acertar com o Braga pouco tempo depois.

"Não só pela proposta, mas por causa do futebol e do clube. É um dos maiores do mundo, é o maior clube da América do Sul. Há momentos na vida em que temos de tomar decisões e esta foi uma dessas vezes", declarou Carvalhal na época, à BT Sport, sobre a recusa ao Fla.

E desde esse dia, muita coisa mudou na vida desses dois treinadores. Enquanto Jesus, afetado pelos inúmeros casos de COVID-19 no Benfica e pressionado pela torcida por resultados, ocupa apenas o 3º lugar no Campeonato Português , a quatro pontos do líder e rival Sporting , Carvalhal faz campanha honesta para as aspirações do Braga na competição (4º lugar) e também ainda briga pelo título da Europa League , assim como as Águias .

Enquanto o Benfica tem pela frente o Arsenal , na segunda fase da competição continental, o Braga encara a Roma . Mas, diferentemente de Jesus, Carvalhal não teve grandes reforços para estrelar o seu plantel na atual temporada, a exemplo de Everton Cebolinha e Vertonghen.

O técnico do Braga teve como principais reforços o meia argentino Nico Gaitán, ex-Benfica, que atualmente está no departamento médico e, mais recentemente, recebeu o brasileiro ex- São Paulo e Chelsea Lucas Piazón, que fez a sua estreia oficial na semana passada.

Em relação aos confrontos diretos entre os dois treinadores, Jesus leva vantagem. Em nove jogos, são quatro vitórias, quatro empates e uma única derrota, sofrida na atual temporada.

Em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Português, Carvalhal foi até o Estádio da Luz e venceu por 3 a 2, carimbando uma das duas derrotas que o Mister tem na competição nesta temporada.

Já sobre a partida pela Taça da Liga, o vencedor terá pela frente na decisão o Sporting, que venceu o Porto por 2 a 1 neste terça-feira (19).