Alex Sandro ainda não vestiu a camisa e nem entrou em campo pelo Flamengo , mas já ajudou o novo clube com uma assistência fora das quatro linhas. O lateral-esquerdo foi o segundo reforço desta janela e teve papel fundamental na contratação do terceiro: o meia Carlos Alcaraz.
Companheiros e campeões pela Juventus, da Itália, eles têm uma boa relação que contribuiu para selar a contratação do argentino. Alex Sandro conversou com Alcaraz, também chamado de Charly pelos mais próximos, influenciar o meia a topar o projeto do Flamengo .
Michael foi o primeiro reforço desta janela, apresentado em coletiva no Ninho do Urubu na última sexta-feira. Ainda no CT, os dirigentes fizeram uma videoconferência com os empresários e com Alex Sandro para acertar os últimos detalhes da negociação. Para assinar o contrato, os dirigentes embarcaram para Portugal, ponto de partida da expedição na Europa.
Em paralelo, o Flamengo caminhava também na negociação por Alcaraz. Na segunda-feira, quando Alex Sandro assinou o contrato, o lateral-esquerdo fez uma ligação de vídeo junto dos dirigentes. O argentino se mostrou animado com a presença do ex-companheiro, comentou o desejo de jogar no Flamengo e de ser campeão novamente ao lado do lateral. Eles venceram juntos a Copa Itália durante a rápida passagem do meia pela Juventus.
Foi então que Bruno Spindel e Marcos Braz embarcaram para Londres, segunda parada na Europa, para acompanhar o exame médico e assinar o contrato após a aprovação. A negociação por Alcaraz caminhou lentamente, já que o Southampton mudou os valores acordados inicialmente e pediu para incluir um jovem da base na negociação.
O Flamengo dificultou, mas acabou cedendo: US$ 20 milhões e o empréstimo de Victor Hugo ao Goztepe (da Turquia, que pertence ao mesmo grupo dono do clube inglês) - com direitos fixados em 8 milhões de euros por 80% ou 6 milhões de euros por 60%.
Enquanto negociava com o Southampton, o Flamengo precisou convencer Alcaraz a retornar ao futebol sul-americano. De primeira, o argentino de 21 anos não estava convencido de que era o melhor para sua carreira deixar a Europa após pouco mais de um ano. Mas o projeto apresentado fez o meia reconsiderar, e a conversa com Alex Sandro sacramentou a decisão.
Revelado pelo Racing, Alcaraz se profissionalizou em 2020. Foram 83 partidas oficiais e 12 gols marcados antes de se transferir para o Southampton no início de 2023.Pelo clube inglês, foram 47 jogos e oito gols marcados.
Em fevereiro de 2024, foi emprestado à Juventus, mas os italianos decidiram não exercer a opção de compra. Foi nesta ocasião que conheceu Alex Sandro, que defendeu o clube italiano de 2015 até o primeiro semestre de 2024. Alcaraz foi convocado pela primeira vez em 2023 por Lionel Scaloni.
O argentino chega ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, enquanto Alex Sandro desembarca no início da manhã de sexta. Os novos reforços serão apresentados no Ninho nos próximos dias. Agora, o Flamengo mantém a negociação para contratar o equatoriano Gonzalo Plata, do Al-Sadd, do Catar.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv