Quis o destino que o primeiro gol da "Era Filipe Luís" como técnico principal do Flamengo fosse de um lateral-esquerdo. Nada mais simbólico. Alex Sandro marcou e foi o herói da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na última quarta-feira no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil (veja no vídeo acima) . E o treinador brincou na entrevista coletiva:
- Eu pensei: "Poxa, demorei tanto para fazer meu primeiro gol e ele já fez o primeiro aqui".
Na calculadora, o recém-contratado Alex Sandro foi "20 jogos mais rápido" do que o ex-lateral. Filipe Luís estreou em agosto de 2019 e demorou 25 partidas para marcar o seu primeiro gol pelo Flamengo : foi no triunfo por 3 a 2 sobre o Fluminense no dia 12 de fevereiro de 2020 (veja no vídeo acima) . Curiosamente, também foi o gol da vitória e também era uma semifinal, só que de Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca).
Já Alex Sandro desencantou em apenas cinco jogos com a camisa rubro-negra. Em um duelo no qual o Flamengo dominou o Corinthians e desperdiçou várias chances claras, o lateral-esquerdo foi o único que conseguiu surpreender o goleiro Hugo Souza e explicou por que chutou direto aquela bola:
- Tenho que acreditar que seria gol, né? (Risos) Mas obviamente a primeira vez que olhei era para ver se tinha realmente alguém na área, e o Gabriel (Gabigol) ataca muito bem essa bola rápida. E tinha o Arrascaeta atrás também para o passe de infiltração. Mas como no primeiro cruzamento, naquele que ganhei do Fagner e cruzei para trás, foi bloqueado, falei: "Eles vão tentar bloquear outra vez esse passe para trás". Foi aí que arrisquei o chute no gol e deu tudo certo. Ali deu para ver que ele estava esperando o cruzamento para o Gabriel - declarou, em entrevista à FlaTV, canal oficial do clube no YouTube.
Quando desembarcou no Rio de Janeiro para assinar contrato com o Flamengo no fim de agosto , Alex Sandro citou Filipe Luís como um espelho para começar sua trajetória no clube. Mal sabia ele que a sua referência iria virar seu treinador cerca de um mês depois. Agora, o lateral-esquerdo quer aproveitar a convivência e exaltou o velho companheiro dos tempos de seleção brasileira:
- O Filipe... Nem precisa falar o que ele fez e está fazendo dentro do futebol. Foi um jogador que eu sempre gostei de ver jogar, e quando estava com ele na Seleção a gente sempre apoiou um ao outro. E ver ele agora nesse novo caminho, começando bem, é uma felicidade. É um amigo, quero que dê tudo certo na vida dele como está dando. Tenho certeza que ele tem muito a agregar para esse grupo. Sempre falei que aprendi muito vendo ele dentro do campo, agora tenho que aprender com ele também fora do campo (risos).
O Flamengo volta a campo agora pelo Campeonato Brasileiro e joga neste sábado, quando visita o Bahia às 19h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O Rubro-Negro é o quarto colocado com 48 pontos, nove a menos do que o líder Botafogo.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv