/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/O/O/3tjTdjQraV6kLeVph8fw/whatsapp-image-2020-12-27-at-22.31.26.jpeg)
Chegou a hora da verdade no Campeonato Brasileiro Sub-20. Depois da fase primeira fase no sistema de pontos corridos, começa agora o mata-mata que definirá o melhor time de juniores do Brasil. E os únicos clubes cariocas classificados se enfrentam logo de cara nas quartas de final: de um lado, o atual campeão, Flamengo; do outro, o Fluminense, campeão em 2015 e que busca o bicampeonato.
O primeiro jogo será nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), na Gávea, com transmissão do SporTV para todo o Brasil. A partida de volta será no dia 4 de janeiro nas Laranjeiras.
O Fluminense se classificou com a terceira melhor campanha, com 35 pontos, enquanto o Flamengo teve a sexta maior pontuação, com 31. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram uma única vez em Laranjeiras e empataram em 1 a 1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/2/Z/ljwssqSpeHA7PKdDBAlQ/001-1-.jpg)
Fla-Flu é o único clássico das quartas de final do Brasileiro Sub-20 — Foto: Lucas Merçon e Marcelo Cortes / Fluminense FC e Flamengo
Como chega o Flamengo?
Atual campeão da competição, o Flamengo defende o título com uma geração que já colheu frutos pelo sucesso de 2019 e se dividiu entre base e profissional neste ano. Noga e Ramon viraram xodós da torcida, insatisfeita com Gustavo Henrique e Renê como opções para reserva, e tiveram participações no Brasileirão e na Libertadores.
Daniel Cabral, Richard e Lázaro também tiveram experiências no time de cima e agregam experiência à equipe de Maurício Souza. O atacante, inclusive, fez três gols no último jogo contra o Corinthians e terá Thiaguinho como companheiro no Fla-Flu. Destaque do Náutico campeão da Série C, o jovem chegou a ser emprestado ao Timbu para disputa da Segunda Divisão, mas voltou ao Flamengo com atuações decisivas, tendo até mesmo treinado no profissional sob olhares de Rogério Ceni.
Como chega o Fluminense?
O Fluminense também chega confiante para o clássico, amparado na campanha superior ao rival, com direito a goleadas por 4 a 2 sobre o Palmeiras e 5 a 1 em cima do Cruzeiro. E o técnico Eduardo Oliveira, sem desfalques por lesão, Covid-19 ou cartões, vai ter força máxima à disposição. Incluindo reforços do time sub-23, que só volta a campo no dia 7 de janeiro: desceram para jogar o meia Gabriel Majela e os atacantes Samuel e John Kennedy, visto como "novo Evanilson" na base tricolor .
A meta é tentar repetir o sucesso do sub-17, que na semana passada conquistou o inédito título brasileiro da categoria, e assim unificar os dois principais troféus da base no Brasil. E o sub-20 pode se inspirar no próprio passado: em 2015, no primeiro ano do campeonato organizado pela CBF, o Fluminense foi o campeão e venceu duas vezes o Flamengo na fase final.
Prováveis escalações:
FLAMENGO: João Fernando; Luan, Noga, Milani e Ramon; Daniel Cabral, Richard, Lázaro e Max; Gabriel Aires e Thiaguinho
FLUMINENSE: Pedro Rangel, Felipe (Jhonny), Davi, Cipriano e Marcos Pedro; Edinho, Wallace e Gabriel Teixeira (Yago); Miguel, Samuel e John Kennedy (Nathan).
ARBITRAGEM: Tarcizo Pinheiro Caetano apita o clássico, auxiliado por Marcus Vinicius Machado Araujo Brandão e Daniel de Oliveira Alves Pereira. O trio é do Rio de Janeiro.