Logo Netfla

Atuação contra o Fortaleza indica ponto a ser corrigido no Flamengo visando a partida contra o Grêmio

O Flamengo está na liderança do Campeonato Brasileiro e tem o clássico contra o Fluminense neste domingo, mas o pensamento na Libertadores é inevitável. Diante do Grêmio, o Rubro-Negro jogará por uma vaga na decisão da Copa no dia 23, no Maracanã, e a partida contra o Fortaleza - vitória de virada na quarta no Castelão -, apontou um problema a ser solucionado pelo técnico Jorge Jesus: como minimizar as ações ofensivas do adversário pelas laterais do campo?

Os lances de maior perigo do Fortaleza foram nestes setores, aproveitando as ausências dos laterais titulares Rafinha e Filipe Luís. O primeiro recupera-se de uma cirurgia na face, realizada na segunda, enquanto o segundo trata de uma lesão no joelho esquerdo. A dupla segue como dúvida para o jogo com o Grêmio, que deve usar e abusar dos avanços de Everton, aberto pelas pontas.

Neste cenário, a grande preocupação está no lado direito da defesa, onde João Lucas foi titular. Sob o comando de Jorge Jesus, o lateral soma 214 minutos em campo, sendo titular em dois jogos. O rival cearense encontrou espaços por ali e, tendo em vista a qualidade do Grêmio, o temor rubro-negro é justificável. Há uma clara disparidade entre o desempenho de Rafinha e do jovem João Lucas.

> Confira a tabela completa e simule as próximas rodadas do Brasileirão!

Além disso, há o fator emocional em jogo. A partida contra o Grêmio está entre as mais importantes dos últimos 35 anos do Flamengo. João Lucas, de 21 anos, chegou ao clube da Gávea em maio, após destacar-se no Carioca pelo Bangu. A outra opção para a posição é o Rodinei. Com mais tempo de casa, o lateral tem mais rodagem, mas não está entre os jogadores mais benquistos pela torcida.

As soluções táticas, assim como as situações dos lesionados, serão mantidas em “segredo” pelo clube até quando for possível. O departamento médico não informa previsão de recuperação dos atletas. Rafinha se reapresentou no CT nesta quinta e fará avaliações diárias no local da lesão - lado esquerdo da face.

Filipe Luís está em recuperação de lesão no joelho esquerdo desde o dia 3 de outubro. Como não houve necessidade de cirurgia, o otimismo pela presença do camisa 16 é maior. De qualquer forma, Renê tem a confiança da comissão técnica. É claro que o reserva não agrega tanto ao time quanto ao atual titular da Seleção Brasileira, mas o camisa 6 tem atuado em bom nível ao substituí-lo.

João Lucas - Flamengo x Fortalez

Substituto de Rafinha: João Lucas em ação diante do Fortaleza, no Castelão (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Fonte: Lancenet

Comentários

Jogos

Próximo jogo 5 dias, 19 horas a partir de agora
Taça Libertadores da América
FlamengoFlamengo
X
River Plate (ARG)River Plate (ARG)
Sab 23/11 / Estádio Monumental de Lima / 17h00
Brasileirão - Série A
GrêmioGrêmio
- x -
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana