Atlético-MG foi quem se deu melhor durante a Olimpíada; trio paulista decepcionou

De 3 a 21 de agosto o Brasil parou para acompanhar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Parou? Não foi bem assim. O Campeonato Brasileiro teve quatro rodadas nesse período e tanto a briga pelo título como para escapar da zona de rebaixamento foram acirradas. Quem se deu melhor? O ESPN.com.br resume o que aconteceu.

LEIA MAIS

Saiba Mais

Atualmente vice-líder do Nacional, o Atlético-MG foi quem se deu melhor durante o período em que ocorreu os Jogos Olímpicos. A equipe somou nove pontos em quatro jogos - perdeu apenas para o Santos - e saltou do sexto lugar para o segundo.

E o mesmo Atlético-MG foi um dos times que teve jogadores convocados pela seleção olímpica. Foram o lateral esquerdo Douglas Santos e o goleiro Uilson - ambos se apresentaram ao técnico Rogério Micale em 18 de julho, ou seja, 16 dias antes do início real dos Jogos.

O Cruzeiro foi outro quem se deu bem durante a Olimpíada. Já com Mano Menezes no lugar de Paulo Bento, o time mineiro venceu duas partidas e empatou outras duas. Somou oito pontos, o que foi suficiente para sair da zona de rebaixamento (era 19º) e ficar em 16º.

A missão do clube celeste é se afastar de qualquer forma do risco de queda. Diferentemente do rival, o Cruzeiro não teve nenhum jogador convocado para a Olimpíada.

O líder do campeonato também foi bem. O Palmeiras estava na terceira colocação na rodada que coincidiu com a abertura dos Jogos. O time somou oito pontos (duas vitórias e dois empates) e assumiu o primeiro lugar mesmo desfalcado do goleiro Fernando Prass, que chegou a ser convocado para a seleção, se lesionou durante os treinos e foi cortado, e o atacante Gabriel Jesus, que conseguiu o inédito ouro olímpico como titular.

O Coritiba também teve um salto. A equipe somou sete pontos - duas vitórias, um empate e uma derrota - e pulou da 17ª posição (zona de rebaixamento) para a 14ª.

622 aaae3a4c fa18 3983 b115 c1daaec8731f
Na matemática, título é possível, mas Bertozzi vê Corinthians 'caindo': 'Precisa ver evolução'

REGULARIDADE

Cinco equipes não tiveram um desempenho ruim, mas mudaram pouco a posição na tabela de classificação, subindo uma posição ou se mantendo na mesma durante quatro rodadas.

Foram os casos de Flamengo, Fluminense, Ponte Preta e Botafogo, que subiram apenas uma colocação na tabela (veja abaixo), e do Sport, que permaneceu na 12ª colocação.

Vale lembrar que o Fluminense e o Botafogo têm um jogo a menos porque os confrontos com o Figueirense e o Grêmio, respectivamente, foram adiados.

DECEPCIONARAM

622 9622c286 a8c4 3f54 b43d 69c0fa2daf20
Trajano: 'São Paulo fará campanha pífia; vão ficar no meio da tabela'

Neste grupo está o América-MG, lanterna do Campeonato Brasileiro, que fez quatro pontos em quatro jogos e, obviamente, não mudou de posição na classificação.

Ou seja, difícil elogiar as equipes que tiveram o mesmo desempenho. E o grupo é grande. Fazem parte dele Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo e Vitória.

Entre eles, Grêmio (Luan e Walace, além de Ty Sandows, jogador da base, na África do Sul), Santos (Gabigol, Thiago Maia e Zeca) e São Paulo (Rodrigo Caio) tiveram jogadores convocados para a Olimpíada.

Já o Corinthians liderava até 3 de agosto e agora está na terceira colocação. Somou quatro pontos, com uma vitória, um empate e duas derrotas. Foram três jogos sem vencer até bater o Vitória na noite desta segunda-feira, no complemento da 21ª rodada.

O Santos, que era o segundo colocado, somou os mesmos quatro pontos e caiu para a quinta posição. Foi o time que mais sofreu com os desfalques olímpicos, embora tenha sido o único a bater o Atlético-MG nesse período - fez 3 a 0, na Vila Belmiro.

O São Paulo, que até teve novo treinador, fez a mesma quantidade de pontos. Caiu da décima para a 11ª colocação. Edgardo Bauza saiu para assumir a seleção argentina e Ricardo Gomes, que estava no Botafogo, chegou para treinar o time.

Também em alta antes da Olimpíada, o Grêmio caiu do quarto para o sexto lugar ao somar quatro pontos nesse período. Mas o time tem ainda um jogo para fazer, o que ameniza o desempenho durante os Jogos (venceu uma vez, empatou outra e perdeu outra).

OS PIORES

622 70975de6 29d1 36cb 93ba 7820c0ace88d
Figueirense demite Argel e Marra aposta em Hudson Coutinho para assumir

O Figueirense, que fez só três jogos, somou apenas um ponto, tornando-se assim o pior clube do Campeonato Brasileiro durante os Jogos Olímpicos.

No entanto, outras três equipes podem também ter o desempenho considerado como o pior. Com quatro jogos feitos, Atlético-PR, Internacional e Santa Cruz sofreram.

O primeiro somou três pontos e caiu do sétimo para o nono lugar. Já o Internacional está perto da zona de rebaixamento. Deixou o 13º lugar para o 15º, com somente dois pontos somados.

Também com dois pontos somados, o Santa Cruz caiu 'apenas' uma posição: 18º para 19º, mas ficou numa situação ainda mais crítica, com o rebaixamento cada vez mais real.

Dos times desse grupo, apenas o Internacional teve jogadores convocados. Casos do latera-direito William e do meio-campista Rodrigo Dourado.

622 fc30d08f cfe6 3df9 9515 e23cb88bb50c
Zé Elias analisa empate do São Paulo na estreia de Ricardo Gomes

TROCAS DE TÉCNICOS

Comum durante todo o campeonato, elas aconteceram também no período de 3 a 21 de agosto. Ao todo, seis equipes tiveram mudança no comando.

Já citado, o São Paulo contratou Ricardo Gomes para substituir Edgardo Bauza, que foi convidado para a seleção argentina. A troca ocorreu em 12 de agosto. Mas, em dois jogos, o treinador interino foi André Jardine (uma vitória e uma derrota).

O Botafogo acabou recorrendo a Jair Ventura, já da comissão técnica fixa do clube, para substituir Gomes. O treinador começou a trabalhar em 13 de agosto.

622 f44e13cd 7fef 3411 8558 7296c3a4f68a
Para Rafael Oliveira, Atlético-PR conseguiu oferecer resistência mesmo com desfalques

O Coritiba estava com Pachequinho como técnico interino, que voltou a integrar a comissão técnica após a contratação de Paulo César Carpegiani, em 5 de agosto.

O Internacional já tinha demitido Argel Fucks e recorrido a Paulo Roberto Falcão, mas o ídolo colorado durou apenas cinco rodadas. Foi demitido em 8 de agosto e Celso Roth, campeão da Copa Libertadores de 2010, foi contratado no dia seguinte.

Também 'desesperado', o Santa Cruz demitiu Milton Mendes, em 9 de agosto, e anunciou Doriva, ex-Ituano, Vasco e Bahia, em 12 de agosto.

Por fim, o Figueirense recorreu a Argel Fucks, que acabou demitido no último domingo (21). Ainda não foi definido o substituto.

622 f451e631 b947 3f58 a1c2 ed6e01b52039
Para Rafael Oliveira, título do Flamengo no Brasileiro não seria uma zebra

CONFIRA O DESEMPENHO DE CADA CLUBE DURANTE A OLIMPÍADA

9 pontos, Atlético-MG: 3 vitorias, 1 derrota - 6º para 2º
8 pontos, Cruzeiro: 2 vitórias, 2 empates - 19º para 16º
8 pontos, Palmeiras: 2 vitórias, 2 empates - 3º para 1º
7 pontos, Chapecoense: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota - 11º para 10º
7 pontos, Coritiba: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota -17º para 14º
7 pontos, Flamengo: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota - 5º para 4º
7 pontos, Fluminense: 2 vitórias, 1 empate - 9º para 8º
7 pontos, Ponte Preta: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota - 8ª para 7ª
6 pontos, Botafogo: 2 vitórias, 1 derrota - 14º para 13º
5 pontos, Sport: 1 vitória, 2 empates, 1 derrota - 12º para 12º
4 pontos, América-MG: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas - 20º para 20º
4 pontos, Corinthians: 1, vitória, 1 empate, 2 derrotas - 1º para 3º
4 pontos, Grêmio: 1 vitória, 1 empate, 1 derrota - 4º para 6º
4 pontos, Santos: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas - 2º para 5º
4 pontos, São Paulo: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas - 10º para 11º
4 pontos, Vitória: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas - 16º para 17º
3 pontos, Atlético-PR: 1 vitória, 3 derrotas - 7º para 9º
2 pontos, Internacional: 2 empates, 2 derrotas - 13º para 15º
2 pontos, Santa Cruz: 2 empates, 2 derrotas - 18º para 19º
1 ponto, Figueirense: 1 empate, 2 derrotas - 15º para 18º

Fonte: Espn