Os torcedores do Atlético-MG se encontram em uma situação indesejada neste final de temporada. Mesmo com a vitória contra o Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo terminou a competição em nono lugar – foi o primeiro time fora da zona de classificação para a Conmebol Libertadores Bridgestone. No entanto, a situação ainda pode ter uma reviravolta.
Mundial de Clubes e final da Sul-Americana ao vivo no FOX Sports
Caso o Flamengo seja campeão da Conmebol Sul-Americana 2017, o G8 do Brasileirão será transformado em G9, o que classificará a equipe mineira para a primeira fase da Libertadores. Os atleticanos, portanto, precisarão torcer para o rival de longa data caso queiram a vaga para a competição continental.
A rivalidade entre Atlético-MG e Flamengo se acentuou nos anos 80. Em 1980, o Galo venceu por 1 a 0 o primeiro jogo da final do Brasileiro, mas foi derrotado por 3 a 2 no segundo jogo e viu os cariocas, que tinham a melhor campanha, serem campeões.
Mas o auge foi em 1981, na Libertadores, quando os mineiros tiveram cinco jogadores expulsos pelo árbitro José Roberto Wright e a partida decisiva acabou aos 37 minutos do segundo tempo, com os rubro-negros decretados como vencedores. Seis anos depois, em 1987, os times se enfrentaram novamente em uma decisão, desta vez pela semifinal da Copa da União, e o Rubro-Negro venceu novamente.
Agora, os atleticanos terão que esquecer da rivalidade interestadual caso queiram a vaga para a Libertadores 2018. A torcida, porém, está dividida.
Crédito da foto: Divulgação/Bruno Cantini
O Galo vai me obrigar a torcer para o Flamengo na final da Sul Americana.
— Rafael Orsini (@RafaelOrsini_) December 3, 2017
O Atlético me obriga a questionar a própria ética.
Estamos dependendo do #Flamengo-RJ, difícil definir o que dizer...
— Atleticano Xiita (@AtleticoMGHonra) December 3, 2017
Não basta o Galo me fazer chegar no limite do desgraçamento mental e do sofrimento. Ele precisa também me fazer chegar no final do ano e torcer pro Flamengo. Pro FLAMENGO.@atletico, leva mais minha dignidade porque tá pouco ainda!
— Feu ¹³ (@eaiFeu) December 3, 2017
Vou torcer pro Flamengo sim, e que se exploda quem achar ruim!
— Cláudio (@clauddio_galo) December 3, 2017
Os mais "Atleticano" do que os outros preferem ver o time fora da libertadores a torcer pelo flamengo, eu humildemente Atleticano digo que estou torcendo sim pelo meu maior rival nacional ser campeão só assim teremos chance de confrontá-los depois. O mundo da voltas
— GALO - 2018 (@OhVidaDeGalo) December 4, 2017
Eu jamais torceria pra esse lixo chamado flamengo até pq esse time do galo não merece libertadores
— Emerson Oliveira (@nosreme2011) December 4, 2017