A Atalanta desistiu da contratação de Wesley, lateral-direito do Flamengo . O negócio poderia render R$ 120 milhões ao Rubro-Negro. Raoul Bellanova, do Torino, está próximo de ser anunciado pelos italianos como novo nome para a posição.
Ao chegar à sede da CBF para o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil, o diretor executivo do Flamengo , Bruno Spindel, afirmou que Wesley não poderia viajar para a Itália sem que a Atalanta assinasse o contrato oficializando a transferência.
- O Flamengo foi comunicado extraoficialmente da desistência do Atalanta em relação ao Wesley. A gente conta esportivamente com o atleta, o Wesley tem um enorme potencial, tanto que acabou de renovar o contrato dele. A negociação seguiu por muito tempo, chegou em valores que pareciam bons para todas as partes. De forma repentina a Atalanta desistiu do negócio.
- Flamengo não é clube de várzea. Nenhum jogador do Flamengo vai viajar sem contrato assinado. A gente é um clube brasileiro, grande, de padrão mundial. Se eles acham que isso aqui é várzea, várzea é em outro lugar. Nenhum jogador do Flamengo viaja sem documento aprovado por todas as partes e contrato assinado por todas as partes. Aqui não é várzea - disse Spindel.
O jornalista Venê Casagrande noticiou primeiramente a informação da desistência.
O Flamengo fez a última revisão da proposta enviada pela Atalanta no último domingo. Depois de repassar todos os termos do contrato, respondeu na segunda-feira afirmando que só aceitaria liberar o atleta para viajar após o jogo com o Bolívar.
No entendimento do Flamengo , Wesley viajaria e passaria por todas as etapas burocráticas necessárias a tempo de assinar contrato até o dia 26 de agosto. O prazo não agradou a Atalanta.
Às 7h (de Brasília) da manhã desta terça-feira, o Flamengo flexibilizou o prazo e respondeu que aceitaria que o atleta viajasse no dia 23. A resposta extraoficial dos italianos foi de desistência da contratação do atleta.
- Havia uma pequena discussão de cláusula quanto à data para terminar todo o trâmite para que o jogador fosse inscrito, entre os dias 23 e 26. Não é a data para exames, mas a data para terminar todos os trâmites de exames e assinatura de contrato. A Atalanta fez o contrato. Hoje de manhã o Flamengo aceitou o dia 23, que era inicialmente o que eles queriam.
- Poucas horas depois de eles reclamarem dessa alteração, hoje à tarde a gente foi comunicado informalmente que eles desistiram. A gente acredita que eles tenham encontrado um atleta que interessa mais a eles do que o Wesley. A gente não entendeu - prosseguiu Spindel.
Questionado se o Flamengo não deu a celeridade necessária ao processo de negociação para conclusão da venda, Bruno Spindel garantiu que não.
- Não houve demora nenhuma. Eles fizeram o documento, é um documento longo. A gente aceitou, fez uma pequena alteração no documento em relação à data. Devolvemos o documento revisado. Seria uma transferência importante e complexa. Devolvemos ontem à tarde, mas aceitamos todo o restante do documento. Hoje eles falaram que não aceitaram, voltamos para a data inicial que pediram. Hoje eles não enviaram e fomos comunicados que desistiram do atleta.
A negociação que o Flamengo havia aceitado envolvia uma parcela de 6 milhões de euros no ato da compra, outra de 4 milhões de euros em outubro e mais 6 milhões de euros em agosto de 2026, além de 10% de mais-valia.
Embora tenha dado ok à proposta dos italianos, o Flamengo não queria vender Wesley. O faria por entender que seria um bom negócio para todas as partes e buscaria a reposição.
Com a desistência da Atalanta, avaliação interna é de que Wesley tem muito a crescer e chegar à seleção brasileira.
- A gente, como sempre contou, conta muito com o Wesley. Atleta que nos ajudou e vai continuar ajudando muito, tem potencial enorme. A gente acha que é um atleta que no futuro vai fazer parte da seleção brasileira e vai ajudar demais o Flamengo . A gente não entendeu a postura da Atalanta, acho que é porque encontraram um atleta que interessou mais no meio do processo. Eles deviam estar com duas negociações em aberto, a primeira opção devia ser outra. Quando fechou a primeira opção, eles desistiram do atleta. A gente julga que foi isso que atendeu.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv