Após substitutos darem vitória e vaga ao Fla, Neto exalta força do elenco

O Flamengo garantiu neste sábado sua vaga na semifinal do NBB 8, mas teve dificuldades diante do Rio Claro, que começou a partida empolgado. Nada deu certo para o Rubro-Negro nos 10 minutos iniciais usando seu quinteto titular, mas o técnico José Neto se mexeu, rodou o time e acabou encontrando a formação ideal que viria a corresponder e dar a vitória aos cariocas no ginásio do Tijuca Tênis Clube pelo placar de 93 a 82 (40 a 30) . Das quatro substituições feitas pelo comandante, três foram os grandes responsáveis pelo triunfo: Marcelinho (maior pontuador do time, com 22 pontos), JP Batista e Ronald Ramon. Para o treinador, isso só mostra a força do elenco tetracampeão nacional.

Flamengo x Rio Claro NBB (Foto: João Pires / NBB) Flamengo x Rio Claro NBB (Foto: João Pires / NBB)

- Eles estavam em um ritmo com muita intensidade (no primeiro quarto) e sabiam que era um jogo de vida ou morte. Nos jogos anteriores custou muito para eles terem começado mal, então vieram com muita disposição. Depois, eu tenho certeza de que time que quer chegar longe precisa ter elenco. A gente vê isso em todos os campeonatos do mundo. Conseguimos fazer isso e montamos um time onde pudemos ter um elenco, e nossos jogadores estão preparados para esse momento. Muitas vezes não se começa bem. Me enche de orgulho e me motiva trabalhar assim, vendo que quando o time que está na quadra não está bem, quem está no banco entra muito bem, é sinal de que o time está com foco e preparado para fazer o que o time precisa para poder vencer. É mérito total dos jogadores, é saber muito bem seu papel e saber que quando estiver no banco vai entrar e poder decidir o jogo. Foi o que aconteceu. Acho que o time está de parabéns - afirmou José Neto.

Confira a tabela de classificação dos playoffs

O dominicano Ronald Ramon, que contribuiu com 20 pontos e seis assistências para a vitória do Flamengo, concordou e fez coro ao comandante rubro-negro sobre a força do elenco do tetracampeão do NBB.

Esse é nosso objetivo, entrar com a mesma intensidade
Ronald Ramon

- Lógico. Temos 10 jogadores que você troca cinco, coloca outros cinco na quadra, esse é nosso objetivo, entrar com a mesma intensidade, fazer a mesma coisa. Acho que foi uma das minhas melhores (atuações com a camisa do Flamengo), mas não é só ponto, é marcar também. A gente faz várias coisas diferentes durante o jogo - completou.

O Flamengo luta por seu quinto título no NBB, quarto consecutivo, e agora espera o desfecho da série entre Basquete Cearense e Mogi das Cruzes. As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 19h (de Brasília), no ginásio Professor Hugo Ramos, no interior paulista. Em vantagem por 2 a 1 no confronto, os donos da casa avançam em caso de vitória. Já o time de Alberto Bial precisa vencer fora de casa para forçar o quinto jogo, em Fortaleza, ainda sem data definida.

Fonte: Globo Esporte