Após primeiras semanas no Flamengo, De la Cruz compara Tite a Gallardo e Bielsa

Em meio à pré-temporada nos Estados Unidos, o Flamengo participou nesta quinta-feira de uma ação de marketing em um dos parques de Orlando com quatro jogadores: Arrascaeta, De la Cruz, Pedro e David Luiz.

Na chegada, o quarteto atendeu a imprensa, e o reforço uruguaio, que estreou na vitória por 2 a 0 sobre o Philadelphia Union no último domingo, falou de sua adaptação e comparou Tite a Marcelo Gallardo e Marcelo Bielsa, seus treinadores no River Plate e na seleção do Uruguai:

- Me surpreendeu positivamente. Obviamente que não surpreendeu por ter conquistado muitíssimas coisas como técnico, tanto por clubes quanto na seleção. Tive oportunidade de estar com treinadores também como os dois Marcelos, Marcelo Gallardo (no River Plate) e Marcelo Bielsa (no Uruguai), que têm uma ideia muito parecida com o que é o Tite. Eles transmitem muitíssima segurança e tranquilidade, e com muita transparência ao que transmitem. Vai ser importante para ele tentar me tirar o máximo para benefício do time.

Bielsa, Tite e Gallardo — Foto: Getty Images e Marcelo Cortes / Flamengo

De la Cruz também comentou a pré-temporada rubro-negra e acredita que o fato de ela estar sendo realizada em outro local facilitou a sua adaptação ao grupo e ao idioma:

- A nível pessoal, tentei a melhor adaptação ao grupo. Creio que esses dias aqui, por mais que no CT estejamos juntos é pouco tempo que convivemos. Aqui tem todo o dia juntos, desenrolar conversas, estar perto para escutar e aprender o que falam. Eles têm paciência comigo, isso para mim é muito importante. Creio que vai ser bom para todo o time. Por isso estou dando o melhor para ouvir, aprender... Foi uma semana muito linda, espetacular. Somado ao trabalho, os colaboradores, todos que rodeiam, é muita gente (risos), vou conhecendo os nomes. Temos que estar todos juntos.

Por falar em adaptação, De la Cruz já está se habituando com o carinho dos torcedores mesmo longe do Rio de Janeiro.

- Me surpreendeu porque obviamente já sentia antes de chegar o carinho nas redes sociais. A expectativa da minha chegada era muitíssima, vir a uma equipe muito grande como o Flamengo tem muita gente, torcedores, me surpreendeu muito. Sentia que havia esperança na minha chegada, mas receber tanto carinho sem sequer estrear oficialmente é muito lindo.

Veja as entrevistas dos outros jogadores:

Arrascaeta em treino do Flamengo nos EUA — Foto: Gilvan de Souza / CRF

- A parte física estamos trabalhando muto forte, teremos um ano muito puxado e vamos precisar de todo mundo. É importante uma pré-temporada com muita intensidade, esforço, porque os treinos têm sido muito pegados. (...) Tanto para mim como para meus companheiros, o Brasil tem muito jogo o ano todo, e não são fáceis. Tem vezes que a cada três dias você está jogando jogos decisivos. Todo mundo tem que estar preparado. Se não está na melhor forma física e técnica, esse momento de pré-temporada para nós é importante para aprimorar tudo isso.

- Fico feliz que possam chegar compatriotas, tomara que sejamos felizes juntos. Com o Viña eu tinha falado quase um ano atrás da possibilidade, e hoje ela se concretiza. Ele já conhece o futebol brasileiro e a adaptação vai ser rápida. Tomara que possa estar 100% para ajudar a gente o mais rápido possível.

- Tenho uma parceria muito boa com ele da seleção. É um cara que sempre está tentando melhorar, ajudar no que necessita. Tem tudo para dar certo no Flamengo , muita qualidade personalidade tremenda. Com certeza vai acrescentar muito ao nosso time.

Pedro e Allan na pré-temporada do Flamengo nos Estados Unidos — Foto: Marcelo Cortes / CRF

- Tenho me sentido muito bem dentro de campo. Cada treinador tem sua maneira de jogar, o Tite tem essa que também ajuda muito poder ter jogadas pelos lados e concluir com um 9. Sem dúvida nenhuma tem participação muito boa ofensiva e defensiva, é um treinador bem completo nesse quesito. Ele deixa a ideia muita clara para nós, facilita muito treinar no dia a dia. Todos estamos nos sentindo muito confortáveis dentro de campo por conta disso também.

- Não só nós dois, mas todo o time se sente confortável com o Tite por causa disso, ele deixa clara a ideia dele. O Cebola está vivendo um momento bom, fico feliz por ele, pelo Luiz (Araújo), Arrasca, Gabi, Bruno... Quem está no Flamengo tem que estar sempre pronto, buscando evoluir, se dedicar para elevar o nome do Flamengo cada vez mais alto. E buscar títulos a cada ano.

- Acredito todos os time acabam complicando durante a competição, o Campeonato Brasileiro leva muito a isso. Não sou de citar times que podem chegar porque podem acontecer diversas situações ao longo do campeonato. Temos que pensar em nós, em dar nosso melhor para o Flamengo . Nosso elenco tem muita qualidade para buscar os títulos que temos pelo ano.

David Luiz e Cebolinha em treino do Flamengo nos Estados Unidos — Foto: Marcelo Cortes / CRF

- Tem sido muito positivo, dando continuidade aquilo que começou a ser implantado no final do ano passado. É muito mais fácil vir já sabendo a maneira que o professor gosta de trabalhar para realizarmos da melhor maneira possível. (...) Essa parte da psicologia do Tite é nitida para todo mundo enxergar, do respeito humano prevalecer antes de qualquer decisão. Qualquer coisa que tenha que fazer, ele preza a parte humana. Mas sempre lembrando que tem regra a ser seguida, disciplina a ser respeitada a todo momento porque o coletivo vem antes do individual.

- Oportunidade de aprendizado tem todos os dias, independente da idade. É muito gratificante quando vê o trabalho sendo reconhecido, para nós é gratificante ter oportunidade de levar aquilo que recebe todos os dias, representar o Flamengo , trazer isso para cá, tão longe de casa, e retribuir o que vem desfrutando cada dia é o mínimo que podemos fazer. Principalmente com as crianças, o combustível dela é a alegria no esporte e se divertir.

- Responsabilidade sempre vai existir, com ou sem orçamento. Se estivesse zero lá a marca Flamengo é grande, não tem mais (responsabilidade) por causa do dinheiro, tem porque representa um dos maiores clubes do mundo.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte