Renato Gaúcho tentou – e conseguiu – irritar o Flamengo .

A diretoria rubro-negra, que colocou o treinador como primeira opção ao assumir o comando do clube no início do ano, agora fechou as portas para qualquer relação futura.

A informação é do jornalista da ESPN Brasil Jorge Nicola em seu blog no portal Yahoo!.

As provocações e declarações polêmicas do técnico do Grêmio desagradaram o presidente Rodolfo Landim e o vice-presidente de futebol Marcos Braz, que não consideram mais contratá-lo enquanto estiverem no Flamengo.

No início do ano, quando o grupo político assumiu o clube, Renato foi a primeira opção a ser contatada e nunca escondeu sua vontade de treinar a equipe rubro-negra. Ele preferiu, entretanto, renovar com o time tricolor.

Agora, Flamengo e Grêmio se enfrentam na semifinal da Libertadores, e Portaluppi usou a imprensa para provocar e fazer um ‘jogo mental’ antes da decisão.

“Ele tem 65 anos e só treinou clubes em Portugal. A pergunta que eu faço é a seguinte: já que os treinadores brasileiros estão ultrapassados, por que que ele nunca saiu de Portugal e nunca treinou outro grande clube na Europa?”, atacou Renato, em entrevista ao Esporte Espetacular, mirando no treinador rubro-negro Jorge Jesus.

“O Flamengo tem basicamente uma seleção. Tem o jogador que quiser. Parece um time da Europa. O Grêmio gastou sete, oito milhões em contratações. O Flamengo gastou quase 200 milhões. Se me derem quase 200 milhões, eu também monto uma seleção”, disse, colocando todo o favoritismo do outro lado.

O bom trabalho do português Jorge Jesus à frente do Flamengo também mudou a maneira da diretoria pensar. Caso não consiga renovar com o técnico no futuro, a primeira opção será buscar outro estrangeiro.

Nesta quarta-feira, Grêmio e Flamengo disputam a primeira partida da semifinal da Libertadores na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.