O título do Campeonato Carioca foi o quinto conquistado pelo Flamengo em pouco mais de um ano sob o comando de Jorge Jesus. E foi aquele em que o time menos convenceu seus torcedores em relação ao desempenho.
Se o Flamengo sobrou para conquistar o Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil, não faltou emoção na Libertadores, apesar de um jogo muito difícil contra o River. Diante do Fluminense, nesta quarta-feira, não houve nada disso.
Jorge Jesus foi campeão, mas viu o Flamengo com problemas para criar diante do Flu — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
O que houve foi a terceira atuação ruim seguida da equipe comandada por Jorge Jesus. O ambiente no Ninho do Urubu neste período foi de incerteza devido à continuidade do treinador. É difícil inferir se isso afetou diretamente o desempenho dos atletas. O fato é que a reta final do Flamengo campeão carioca foi muito abaixo do esperado pela torcida.
No jogo decisivo, o começo foi mais animador. O Flamengo entrou mais intenso, executando bem os pilares da ideia de jogo de Jesus: pressão incessante no campo de ataque, linhas altas e muita movimentação entre as peças ofensivas. Tudo foi executado, mas, com a bola nos pés, o jogo não fluía. O time errou muitos passes e parecia não se encontrar em campo, com exceção de um par de jogadas.
O segundo tempo foi ainda pior. O jogo ficou extremamente pegado, nervoso, com muitas faltas. O Fluminense, sem forças, mal chegou a ameaçar o gol de Diego Alves na segunda etapa. Mas, para o patamar alcançado para o Flamengo, isso se tornou pouco. Era preciso criar jogadas, atacar. Nada disso foi possível. No fim, o time se rendeu a uma postura mais pragmática para garantir o resultado e sair campeão - o gol de Vitinho, nos acréscimos, foi mera casualidade.
Grupo comemorou muito o gol de Vitinho no fim do jogo contra o Fluminense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
O que vem causando as dificuldades no Flamengo? A engrenagem do time parece ainda funcionar, com uma defesa segura e muita posse de bola. O que está faltando é o entendimento no ataque. Nomes como Bruno Henrique e Arrascaeta voltaram da parada do futebol muito aquém do nível que já apresentaram. Everton Ribeiro melhorou neste último jogo, mas também vinha abaixo.
A parte técnica de seus principais jogadores parece ser o grande entrave do Flamengo no momento. Recuperar estes atletas para o início do Campeonato Brasileiro será a grande tarefa de Jorge Jesus caso ele permaneça no clube.
%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2Fx%2F3%2Fv2n9ZJSKWhagBgDTLErA%2F713595-treino-no-ninho-06-08-2026-foto-adriano-fontes-flamengo-12.jpg&w=768&q=75)



%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2Ff%2F3%2FPG5zQrSFWrXK5aoZj2UQ%2F55164716444-b42627f45c-c.jpg&w=768&q=75)