Análise: Flamengo leva sustos, mas faz seu jogo com mais finalizações e recupera moral para Libertadores

"Não é mole, não, o Brasileiro virou obrigação". Parte da torcida recebeu o Flamengo assim na arquibancada do Maracanã na noite de sábado, em alto e bom som, no jogo seguinte à dura eliminação nos pênaltis na Copa do Brasil. Em campo, o time fez o dever de casa: 2 a 1 sobre a surpresa Mirassol em uma vitória que mantém a liderança no campeonato e praticamente garante o título simbólico do primeiro turno com um jogo a menos. Além disso, o Rubro-Negro recupera a moral antes do mata-mata da Libertadores.

Não dá para dizer: "Nossa, aquele Flamengo do primeiro semestre voltou". É fato que ainda sente muito as perdas de Gerson, Wesley e do lesionado Pulgar (o lado direito inteiro do time), e os reforços até agora estão em fase de adaptação. Mas com um Arrascaeta inspirado contra o Mirassol, o Rubro-Negro conseguiu criar boas chances e fez o seu jogo de mais finalizações no primeiro turno: foram 24 conclusões a gol, superando as 21 no 2 a 0 sobre o São Paulo no Maracanã .

Jogadores do Flamengo comemoram vitória sobre o Mirassol — Foto: Alexandre Durão

O problema é que só um terço delas (oito) foi na direção do gol. O Mirassol finalizou quase a metade (13), mas com um número parecido no alvo (cinco). Por falar no time do interior paulista, o termo "surpresa" do parágrafo anterior não se refere só ao surpreendente sexto lugar na tabela, na zona de classificação para a Pré-Libertadores, mas também pela maneira corajosa de atuar. Diferentemente da maioria dos adversários que enfrenta no Maracanã, o Flamengo foi surpreendido por uma equipe que joga e deixa jogar. E praticamente dividiu a posse de bola: 49% a 51%.

Scout - Flamengo x Mirassol

Quesito Flamengo Mirassol
Posse de bola 49% 51%
Finalizações (no alvo) 24 (8) 13 (5)
Chances de gol* 5 5
Passes (precisão) 412 (82%) 424 (81%)
Desarmes 12 17
Escanteios 11 10
Impedimentos 0 1

No ataque, o Flamengo conseguiu explorar os espaços deixados por um Mirassol que saia para o jogo. Das 24 finalizações, quem mais chutou foi Samuel Lino. O atacante fez uma grande partida, deu sua primeira assistência com a camisa rubro-negra e correu tanto que cansou no segundo tempo, mas acabou sendo mantido em campo até o final. Ao todo, o time aproveitou duas das cinco chances de gol que teve. Vamos a elas:

Porém, na defesa o Flamengo deixou muito a desejar e cedeu espaços que o time de Filipe Luís não costuma oferecer. Quando os jogadores de frente subiam para pressionar a saída de bola, criava um buraco no meio de campo pela descompactação das linhas.

Bola não saiu totalmente em cruzamento de Edson Carioca para Chico da Costa em Flamengo x Mirassol — Foto: Reprodução / Premiere

O Mirassol também teve cinco chances de gol e só aproveitou uma, na "Lei do Ex" de Gabriel. Mas esteve perto de complicar o jogo para o Flamengo duas vezes com Chico da Costa (uma grande defesa de Rossi e um chute cara a cara para fora em que o bandeira deu saída de bola, mas se entra o VAR validaria o lance); uma vez com Edson Carioca em furada na área, e outra com Carlo Eduardo em contra-ataque rápido, só que o goleiro rubro-negro salvou de novo (veja no vídeo abaixo) .

Apesar de abrir 2 a 0, o Mirassol diminuiu e teve chances de empatar. O clima na arquibancada do Maracanã ficou tenso até o soar do apito final, mas não houve protesto quando acabou a partida. A torcida vibrou com a vitória e virou de vez a página da Copa do Brasil, e nesta semana o foco vira para a Libertadores. O Flamengo recebe o Inter na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final. E lembrando: sem Arrascaeta, suspenso. Até por isso não deu para entender o seu provável substituto, Carrascal, não ter estreado no último sábado para já ter sido testado.

O Flamengo na verdade tem pela frente uma trilogia contra o Inter: além dos duelos das próximas duas quartas-feiras, primeiro no Maracanã e depois no Beira-Rio, a próxima rodada do Brasileirão também será diante do Colorado em Porto Alegre. O elenco rubro-negro ganhou folga neste domingo do Dia dos Pais, e os jogadores se reapresentarão na manhã de segunda no Ninho do Urubu para iniciar a preparação para a dura sequência diante de um mesmo adversário.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade