O Flamengo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira, e diminuiu para um ponto (34 a 33) a distância para o líder Cruzeiro, que tem um jogo a mais. O resultado teve o dedo de Filipe Luís, que mudou a estratégia do time para suportar a intensidade do jogo em Bragança Paulista e, mesmo com muitos desfalques, conseguiu tirar do banco a solução para vencer.
A boa notícia da noite foi a atuação de Viña, que voltou recentemente após ficar nove meses afastado por grave lesão e mudou o rumo do jogo, válido pela 16ª rodada do Brasileirão. Mas, antes de chegar no uruguaio, o Flamengo teve outras situações interessantes no jogo.
— Eu particularmente joguei aqui alguns anos e não tinha tido esse gostinho da vitória. Muito difícil porque é um time muito bem treinado e que pressiona e defende muito bem, sofre pouco no campeonato. Vimos isso nas análises, sofre pouco pelo grande trabalho do Fernando Seabra. Isso nos dá muita força para sair com uma atuação que eu não tinha visto nenhum time fazer dentro do estádio deles — avaliou Filipe Luís, destacando o feito do Flamengo, que não vencia o Bragantino fora de casa há 29 anos.
Pedro voltou a ser titular e ficou em campo até os 42 minutos da segunda etapa. Jogou esse tempo todo ao lado de Arrascaeta em um Flamengo que se manteve intenso. Para superar a esperada pressão do Bragantino em casa, Filipe Luís escalou o time com o camisa 9 e Bruno Henrique centralizados e o uruguaio caindo da esquerda para o meio.
Os primeiros 10 minutos foram do Bragantino. O Flamengo teve dificuldades de sair jogando e viu o adversário criar duas chances logo no início. A estratégia da equipe mandante foi forçar o erro do Rubro-Negro e, assim, conseguiu recuperar algumas bolas no campo de ataque.
Flamengo fez bom jogo coletivo contra o Bragantino, com muito volume no segundo tempo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Se tecnicamente o ataque do Fla ficou abaixo no primeiro tempo, com BH e Pedro errando muito, taticamente a marcação se encaixou. O time carioca equilibrou as ações e foi melhor na tentativa de fazer o Massa Bruta errar. Evertton Araújo e Arrascaeta foram os líderes em desarmes. Jorginho também apareceu muito bem na sobra da pressão inicial na marcação do Bragantino.
A primeira boa chance do jogo saiu aos 12 minutos, após Wesley roubar a bola no ataque. Bruno Henrique recebeu na entrada da área e chutou para boa defesa de Cleiton. A partir daí, os dois times trocaram chances, mas o Flamengo repetiu os erros de jogos anteriores: cruzamentos ruins, poucos chutes e decisões erradas no último terço. Ficou com a bola, mas sem agredir o Bragantino.
A melhor chance do primeiro tempo aconteceu aos 42 minutos, com Jhon Jhon cobrando falta no ângulo esquerdo, e Rossi fazendo grande defesa. Ali começava a vitória do Flamengo. Mas não foi um caminho tão simples.
O Bragantino abriu o segundo tempo com uma jogada ensaiada. Jhon Jhon lançou Lucas Barbosa na saída de bola no meio-campo, e o atacante disparou até a área para chutar na saída de Rossi e abrir o placar aos 8 segundos. Varela, improvisado na lateral esquerda, não acompanhou e levou a bola nas costas. A busca pela virada exigiu muito do Flamengo, que soube corresponder.
O Fla saiu de quatro finalizações na etapa inicial para 14 ao fim do jogo. Foram 10 chances no segundo tempo — antes dos 10 minutos, Bruno Henrique, Arrascaeta e Jorginho ameaçaram em chutes para fora. A virada começou aos 16, com as substituições de Filipe Luís. Viña e Wallace Yan entraram e colocaram fogo no jogo.
— Viña está há 10 meses sem jogar 90 minutos. Então preferi usar ele no segundo tempo, usar essa força física que ele tem. Confesso que não esperava ele entrar desse jeito depois de 10 meses, de acabar com o jogo. Mas não é uma surpresa. É só olhar como ele treina. É primeiro em tudo. O futebol te devolve — elogiou Filipe depois do confronto.
Arrascaeta e Viña em Bragantino x Flamengo — Foto: Joisel Amaral/AGIF
Em meio a oito desfalques, o treinador recorreu à experiência de um jogador que ainda se recondiciona fisicamente e a um talento da base do clube. As entradas do lateral-esquerdo e do atacante mudaram o ritmo da transição do Flamengo, que acelerou mais o jogo. Aos 20, Arrascaeta cobrou falta na segunda trave, e Léo Pereira cabeceou para empatar.
O Bragantino, que se preparava para tentar segurar a vitória, precisou mudar a estratégia, mas foi sufocado pelo Flamengo e não conseguiu mais chegar ao gol de Rossi. Foram apenas três finalizações do adversário no segundo tempo: além do gol, outras duas aos 11 e aos 12 minutos.
O Flamengo conseguiu, pela pressão que impôs no segundo tempo, criar muito volume para virar o jogo. Viña fez bela jogada no segundo gol. Aos 39 minutos, o lateral saiu do campo de defesa, passou pelo marcador e acionou Wallace Yan, invertendo o jogo. O atacante atraiu a marcação do Bragantino e tocou para Wesley, que entrou caindo na área e chutou cruzado para fazer 2 a 1.
Um roteiro especial para o jovem lateral-direito, que pode ter feito nesta quarta seu último jogo pelo Flamengo. Wesley tem proposta da Roma, e o Fla já sinalizou positivamente para o clube italiano. O clube acelera a busca por um substituto para liberar seu cria.
Arrascaeta se aproxima para fazer a saída de bola no lance que origina o gol do Flamengo — Foto: Reprodução
O lance do segundo gol mostra como funcionou o posicionamento de Arrascaeta em Bragança Paulista. O camisa 10 flutuou pela intermediária defensiva e se aproximou para fazer a saída de bola, deixando espaço para Viña progredir e receber livre para fazer a transição (veja na imagem acima) . O passe de Léo Pereira para o lateral também merece destaque. Bela atuação coletiva do Flamengo no segundo tempo.
Filipe Luís deu mostras de que o Flamengo pode evoluir mais e ganhou pontos positivos para levar adiante no Brasileirão. O próximo jogo é no domingo, às 20h30, no Maracanã, contra o Atlético-MG.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv