Allan, do Flamengo, fez gol olímpico na Finlândia? Veja lance que gerou dúvida até em TV de clube

Volante conhecido por qualificar a saída de bola com bons passes e pela alta combatividade, Allan também chama atenção por uma estatística: soma apenas um gol confirmado no futebol profissional, marcado pelo SJK, da Finlândia . Na coletiva de apresentação, o novo camisa 21 do Flamengo afirmou na verdade ter dois gols na carreira, um deles olímpico . E, em tom de brincadeira, desafiou os repórteres presentes a exibi-los aos torcedores:

- Consegue (ao ouvir do repórter que dificilmente acharia a imagem do gol feito pelo SJK, da Finlândia, em 2015)! Você não vai conseguir imagem dos únicos dois gols que eu tenho? Acha! Vocês acham coisa pior (risos) - afirmou.

Allan desafiou, e o ge achou. O primeiro gol - e único oficialmente - como profissional, feito em 10 de setembro de 2015, no empate por 1 a 1 com o KuPS, não deixa dúvidas. Um golaço de pé esquerdo, marcado da ponta direita. A FLA TV, inclusive, o exibiu enquanto transmitia a apresentação do atleta.

Allan, do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza /CRF

"Fominha" gera dúvida, e narrador do SJK escolhe Allan (veja no topo)

O segundo foi ainda mais bonito e marcado em vitória do SJK por 3 a 0 sobre o clube mais tradicional da Finlândia, o HJK, mas oficialmente não foi para a conta de Allan (veja vídeo no início da matéria) . Novamente de esquerda, cobrou escanteio com muito veneno, e a curva feita pela bola venceu o goleiro sueco Daniel Örlund. Um centroavante chamado Roope Riski, com o espírito de fominha que pertence a quase todo jogador da posição, empurrou de cabeça para o fundo da rede.

A bola já teria ultrapassado a linha? As transmissões das tvs oficiais de SJK e HJK mostram ângulos inconclusivos, mas Riski cai com os pés dentro do gol após dar a testada. O narrador do time do agora reforço rubro-negro não titubeou ao eleger o autor. Exclamou por duas vezes:

- "Allan Souza!"

Extra e Liverpool também falam em gol de Allan

As câmeras durante a comemoração também focaram em Allan, tanto a do SJK quanto do HJK. O site oficial do Liverpool e o jornal Extra, do Rio de Janeiro, foram outros a tratarem o brasileiro como "pai da criança".

Em 23 de setembro de 2015, Extra citou gol olímpico de Allan de Souza, "joia do Inter" — Foto: Reprodução

O Extra relatou o seguinte: "Cria das categorias de base do Internacional, Allan Rodrigues de Souza brilhou nesta quarta-feira, durante uma partida pelo Campeonato da Finlândia. Vendido ao Liverpool em julho deste ano, o brasileiro foi emprestado ao Seinaejoen JK e marcou um belo gol olímpico no duelo contra o HJK, que foi vencido pela sua equipe por 3 a 0" . (clique aqui e leia)

O site e o perfil oficiais do Liverpool "manchetaram" a jornada da seguinte forma: "Allan brilha pelo SJK em confronto pelo topo da tabela" . No texto, os Reds citam o gol olímpico, a participação no primeiro do jogo com chute de fora da área e também a assistência em cobrança de escanteio que resultou no terceiro. Além disso, o clube inglês destaca que Allan foi eleito o melhor em campo . (leia aqui)

Allan foi destacado pelo site do Liverpool; à época, os Reds haviam o emprestado ao SJK — Foto: Reprodução

Faltou combinar com o árbitro e a liga finlandesa

Com tanta adesão, o gol é de Allan e ninguém discute, certo? Errado . No site oficial da Liga Finlandesa, Veikkausliiga , Roope Riski é citado como o autor. Na crônica ( leia aqui ) e no Tempo Real da partida ( clique e confira ).

Riski é citado com o autor "do gol olímpico de Allan" — Foto: Reprodução/Veikkausliiga

Com auxílio do tradutor, o relato do site da Veikkausliiga sobre o lance é o seguinte: "SJK cobrou escanteio aos 55 minutos. Allan Souza cedeu, Peiponen do HJK passou e o resultado foi mais um escanteio. Foi um escanteio e tanto. Provavelmente teria ido direto para o gol, Roope Riski garantiu com sua cabeçada que a bola realmente foi para o gol. O gol foi o sexto e a terceira cabeçada de Riski na temporada".

Como disse o site da Liga Finlandesa, "provavelmente teria ido direto para o gol" . Riski riscou da súmula o nome de Allan, mas não ofuscou a linda cobrança. Apesar do asterisco colocado pelo centroavante, todos que assistiram ao lance sabem quem fez o percurso mais árduo para assinar o golaço (veja no vídeo que abre a matéria) .

E o reforço do Flamengo pode ter sua primeira chance de marcar, já que está relacionado por Jorge Sampaoli para o duelo com o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, em Curitiba.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade