O torcedor do Athletico que for à Arena da Baixada neste sábado, às 16h30, vai ter uma sensação esquisita. Após defender o Furacão por 13 anos, o goleiro Santos vai encarar o ex-clube pela primeira vez na carreira, na partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
O português Paulo Sousa, técnico do time carioca, está em dúvidas se escala o ex-goleiro do Athletico ou se começa o jogo com o jovem Hugo, titular contra o Palmeiras. A tendência é que Santos seja o escolhido.
O reencontro com o Furacão será mais rápido do que a torcida imaginava. O goleiro acertou com o Flamengo no início do mês de abril, no limite do fechamento da janela de inscrições da primeira fase da Libertadores, e já visita a Arena da Baixada três semanas depois.
Curiosamente, a estreia como profissional, pelo Athletico, aconteceu justamente contra o Fla. Em 2011, o então jovem goleiro era reserva, mas atuou nas duas partidas da segunda fase da Copa Sul-Americana. Os cariocas venceram por 1 a 0 nas duas oportunidades.
Foram 13 anos defendendo as cores do Athletico, com sete títulos, convocações para a seleção brasileira e uma idolatria que marcou os torcedores do time paranaense nos últimos anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/W/3/qBzJSfQa6qfb6XzH7VBg/santos-cap.jpg)
Santos Athletico taça — Foto: Gustavo Oliveira/Athletico
Relembre a trajetória de Santos no Athletico
Nascido em Campina Grande, Santos chegou ao Athletico em 2009. Antes, ele se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Porto de Caruaru, em 2008, quando surgiu o convite Furacão. No primeiro ano pelo clube, ele foi vice-campeão da Copinha.
Santos sempre trabalhou quietinho. Esperou por anos a chance aparecer no Athletico. Subiu ao profissional em 2011, mas só ganhou espaço após a saída de Weverton para o Palmeiras, em 2018. E mesmo assim teve que superar a desconfiança externa para se consolidar como titular. Só assim começou a trajetória com a camisa 1 do Rubro-Negro paranaense.
As atuações renderam convocações para a seleção brasileira e também a vaga de titular nas Olimpíadas de Tóquio, premiado com o ouro olímpico.
E nesse caminho, Santos se tornou um grande pegador de pênaltis. Foram 16 cobranças defendidas pelo Athletico desde 2018 – a última diante do Londrina, nas quartas de final do Paranaense deste ano. Ele agarrou ainda uma penalidade pela Seleção nas Olimpíadas de Tóquio, contra o México, nas semifinais.
Agenda do Athletico
- Athletico x Flamengo : 23/04, sábado, 16h30 - Arena da Baixada (Brasileirão)
- Libertad x Athletico : 26/04, terça, 19h15 - Defensores Del Chaco (Libertadores)
- América-MG x Athletico : 30/04, sábado, 16h30 - Arena Independência (Brasileirão)
- The Strongest x Athletico : 03/05, terça, 19h15 - Hernando Siles (Libertadores)
- Athletico x Ceará : 07/05, sábado, 20h30 - Arena da Baixada (Brasileirão)
- Athletico x Tocantinópolis-TO : 10/05, terça, 21h30 - Arena da Baixada (Copa do Brasil)