Abel Ferreira critica falta de cobrança em São Paulo e Corinthians

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, fez críticas à falta de cobrança em equipes tradicionais do futebol brasileiro, como São Paulo e Corinthians. As declarações ocorreram durante uma entrevista coletiva na quarta-feira (04), após o jogo em que o Palmeiras goleou o Vitória por 5 a 1. Ferreira enfatizou que, dado o investimento financeiro dessas equipes, é necessário esperar mais delas em termos de competitividade.

“Se equipes como São Paulo e Corinthians forem supercompetitivas no ano como são contra o Palmeiras, disputam título nacional. Também devemos cobrar delas, porque investem o suficiente para competir conosco (Palmeiras e Flamengo)”, afirmou o treinador.

Ele destacou que, nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo têm dominado o Campeonato Brasileiro, enquanto times como Corinthians e São Paulo têm apresentado desempenhos aquém das expectativas.

Desempenho nas últimas temporadas

Na temporada 2025, o Flamengo terminou na primeira colocação do Campeonato Brasileiro, enquanto o Palmeiras ficou em segundo. Por outro lado, o Corinthians e o São Paulo terminaram em oitava e 13ª posições, respectivamente. Na atual temporada de 2026, os resultados iniciais indicam que o Corinthians perdeu para o Bahia, enquanto o São Paulo venceu o Flamengo e empatou com o Santos. O Flamengo, que busca defender o título, começou com uma derrota e um empate contra o Internacional. O Palmeiras, além da goleada sobre o Vitória, empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG.

Essas declarações de Abel Ferreira refletem uma insatisfação com a falta de pressão sobre as equipes que historicamente têm uma grande base de torcedores e que, segundo ele, devem estar lutando por títulos. A expectativa é que essas críticas provoquem reflexões dentro do ambiente do futebol brasileiro, especialmente em relação à cobrança e ao desempenho de clubes que, apesar de seus investimentos, não estão conseguindo acompanhar o ritmo dos líderes.