Adiamento do Mundial de Clubes da FIFA para o início de 2022 afetará o calendário da equipe campeã da Conmebol Libertadores em 2021

No próximo dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo decidem a grande final da Conmebol Libertadores 2021 , com transmissão ao vivo no FOX Sports e também pela ESPN no Star+ . E se tratando do calendário da temporada 2022 do futebol brasileiro, o possível título da competição continental também pode trazer uma 'dor de cabeça' para a equipe que se sagrar campeã, tudo isso por conta do adiamento do Mundial de Clubes da Fifa para o início do próximo ano .

A entidade máxima do futebol mundial trabalha com a disputa entre os dias 16 e 26 de fevereiro . E como o campeão da Libertadores se classifica automaticamente para a competição, o Rubro-Negro ou o Alviverde podem ser afetados diratemente logo no começo da próxima temporada, tendo seus respectivos calendários apertados .

A definição das datas do Mundial de Clubes acontecerá no final deste mês, mais precisamente no dia 29, dois dias após a final da Libertadores. Nesta data será realizado o sorteio dos confrontos para a competição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A dor de cabeça começa com o fato de que, segundo o calendário divulgado pela CBF para a temporada de 2022, Palmeiras ou Flamengo poderão perder até três jogos do Campeonato Estadual dependendo de quando o Mundial for realizado. Estas partidas terão de ser remarcadas até meados de março para que, tanto o Paulistão quanto o Carioca, terminem no início de abril.

Porém, além do Estadual, Palmeiras e Flamengo também disputarão a Recopa Sul-Americana em caso de título na Libertadores. Os dois jogos (ida e volta) estão marcados para os dias 9 e 16 de março, respectivamente, o que pode fazer com que as federações estaduais de Rio e São Paulo 'empilhem' jogos da equipe campeã continental.

Há também a possível disputa da Recopa do Brasil por uma das duas equipes, marcada para o dia 20 de fevereiro, em jogo único, que também pode cair durante a disputa do Mundial de Clubes no Oriente Médio. Isso porque, caso o Atlético-MG conquiste o Brasileirão e a Copa do Brasil , o regulamente da Recopa brasileira diz que o adversário será o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, o que também pode envolver paulistas e cariocas.

A única boa notícia é que, independentemente do título da Libertadores e da possível disputa do Mundial, os dois clubes deverão manter o período de férias dos seus atletas: entre 10 de dezembro de 2021 e 8 de janeiro do próximo ano.