Nesta terça-feira (16) Romário pegou a todos de surpresa e foi inscrito pelo America-RJ, clube do qual é o presidente, para a disputa da Série A2 do Campeonato Carioca de 2024 , aos 58 anos. Com isso, o Baixinho, que está aposentado dos gramados, pode "despendurar" as chuteiras e voltar a atuar pelo Mecão.

Mas você se lembra quando foi a última vez que Romário entrou em campo em um jogo oficial? A última "despedida" do tetracampeão do mundo pela seleção brasileira foi em 2009 , e também pelo America.

Pouco mais de um ano após se aposentar dos gramados pelo Vasco , em 2008 , Romário surpreendeu e, em agosto de 2009, aos 43 anos, anunciou que voltaria aos gramados para defender o America na Série A2 do Campeonato Carioca daquela temporada. Tudo para realizar o sonho do seu pai, Edevair , falecido no ano anterior, que nunca escondeu a vontade de ver o filho terminar a carreira pelo seu clube do coração.

O Baixinho, porém, só entrou em campo em um jogo pelo clube do subúrbio carioca. E atuou por alguns minutos. Foi no dia 25 de novembro de 2009 , no jogo que garantiu o título e o acesso do America à elite do futebol carioca, contra o Artsul , no Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), vencido por 2 a 0.

Vestindo a 11 , Romário entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo, logo após a parada técnica para hidratação. De braços dados com Tia Ruth , torcedora símbolo do America, o centroavante não escondeu a emoção.

"É uma emoção bem diferente de todas, uma grande honra estar aqui homenageando uma pessoa que é uma das mais importantes da minha vida, o meu pai. Joguei em grandes clubes e com grandes camisas, até a mais importante do universo, que é a da seleção brasileira. Mas, particularmente, é um momento muito especial para mim", disse antes de entrar em campo.

A primeira chance do Baixinho foi aos 32 minutos, quando recebeu na intermediária, tabelou e arriscou de cobertura, mas a bola foi para fora. 4 minutos depois, quase anotou o seu gol de número 1.003 , segundo a própria contagem, mas teve a sua finalização bloqueada pela defesa do Artsul.

Para o azar dos torcedores americanos, Romário deixou o campo sem estufar as redes, que sempre foi a sua especialidade. Porém, logo após o apito final, o clima foi de imensa festa, já que o Mecão havia acabado de voltar a ser campeão depois de um longo jejum de 27 anos.

Depois deste jogo, Romário enfim deu um ponto final à carreira e assumiu cargo na diretoria do America. 15 anos depois, alguns meses após tomar posse como presidente do clube, tem a chance de construir mais um capítulo por lá.