Duelo de Henriques: confronto direto dos atacantes será atração em clássico entre Flamengo e Botafogo

O duelo entre Flamengo e Botafogo neste domingo, às 11h, no Maracanã, marca o encontro entre dois principais atacantes velocistas do futebol brasileiro: Bruno Henrique e Luiz Henrique. Enquanto o jogador rubro-negro ocupa o lado esquerdo de ataque e é destaque por ali, o alvinegro ocupa o corredor direito e tem exercido função importante na construção por dentro e marcação.

Bruno Henrique, do Flamengo, encontra Luiz Henrique, do Botafogo — Foto: Reprodução

Bruno Henrique é o jogador que mais foi a campo com Tite em 2024: sete vezes titular e 12 vezes reserva. Nos últimos jogos acabou ganhando uma sequência entre os principais com a lesão de Everton Cebolinha. O camisa 27 começou contra São Paulo, Palmeiras e Bolívar. A tendência é que seja titular no clássico neste domingo.

Versátil, o atacante rubro-negro tem familiaridade pelo lado esquerdo, mas tem sido acionado também como falso 9, quando Pedro não está em campo. Para Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo, uma das principais características do jogador é ser decisivo. Bruno Henrique foi autor do gol da vitória em cima do Nova Iguaçu que carimbou o título Carioca (veja vídeo abaixo)

- O Bruno Henrique tem uma vantagem em relação ao Luiz Henrique. O Bruno Henrique é mais goleador. É mais ataque a área. Ele funciona bem como um segundo atacante e não só como ponta. Mas como o Flamengo tem jogado sempre com pontas bem abertos, ele também pode funcionar desse jeito. Até por ser destro e jogar pelo lado esquerdo, traçando essas diagonais para área, seja com a bola dominada ou atacante o segundo pau para finalizar, ou entrando por dentro da defesa com passes rasteiros. Ele precisa de um pouco mais de espaço, ele precisa de um setor maior do campo para se sobressair do que o Luiz Henrique - comentou Coutinho.

Enquanto Bruno Henrique se aventura na frente e incomoda a defesa adversária, Luiz Henrique chega ao clássico com seu primeiro gol marcado pelo Botafogo desde que chegou, no dia 4 de fevereiro, e com o status de maior contratação da história do futebol brasileiro. Ele balançou as redes no último jogo, contra o Universitario, na Libertadores, ao driblar o goleiro com frieza e empurrar para o gol (vídeo abaixo).

Apesar de ser dez anos mais novo que Bruno Henrique - ele tem 23 anos - soma experiência contra rivais, já que foi formado nas categorias de base do Fluminense, clube que o projetou para o Betis, da Espanha.

O Flamengo, inclusive, foi o time que ele mais enfrentou na carreira como profissional. Foram 10 jogos (nove pelo Fluminense e um pelo Botafogo), três vitórias, dois empates e cinco derrotas. Ele ainda não marcou nesse clássico, embora tenha dado assistência, em 2021, para André fazer o gol da vitória tricolor no primeiro clássico na Neo Química Arena. Ele também tem um título neste duelo, pelo Flu diante do Fla, no Carioca de 2022.

Luiz Henrique comemora título do Carioca pelo Fluminense após clássico com o Flamengo — Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC

No Botafogo, sua estreia pelo Alvinegro foi justamente contra o Flamengo, três dias depois que voltou ao Rio. Ele começou entre os titulares e ficou praticamente o jogo inteiro em campo - saiu aos 47 minutos, mas sem muito destaque. No jogo seguinte, sofreu uma lesão muscular e ficou parado por um mês e meio .

Gol de Luiz Henrique - Botafogo x Universitario — Foto: André Durão

- Acho que o Luiz tem mais repertório de drible curto, em um espaço menor. Ele consegue soluções melhores e para se livrar dos marcadores, buscar uma tabela... Até nesse esquema do Botafogo, o Arthur Jorge tem exigido que os jogadores de lado de campo circulem mais pelo meio. E o Luiz Henrique tem se saído bem nisso. Tem encontrado alguns espaços ali por dentro e às vezes vem recebendo de costas para o gol. Já na ponta, quando o adversário marca atrás, ele faz isso bem de receber a bola de costas, girar em cima do adversário e até servir de pivô para quem vem de trás - analisou Coutinho.

Seu retorno foi no início de abril, contra o Junior Barranquilla, na Libertadores, mas a performance ainda estava longe do que poderia entregar - segundo ele mesmo, após a derrota para a LDU. Mas com o passar dos jogos, ele voltou a ter protagonismo no comando do corredor direito de ataque botafoguense. E essa é uma das principais armas de criação do time de Artur Jorge para vencer o clássico.

Para Coutinho, os jogadores possuem características diferentes de ataque, mas defensivamente compartilham semelhanças. Se considera o Bruno Henrique é mais goleador, o comentarista aponta Luiz Henrique como mais habilidoso.

- Não são jogadores de uma grande contribuição defensiva. Eles precisam de uma mobilização e jogos muito específicos para renderem também defensivamente. Eu acho que a principal diferença entre eles é essa: Luiz Henrique é mais habilidoso e um pouco mais articulador, mas o Bruno Henrique é mais letal, é mais de finalização e de buscar a região do gol. Bruno Henrique é mais decisivo em jogos grandes - finalizou.

O duelo Bruno Henrique x Luiz Henrique, dois que tem como principais característica a velocidade, certamente vai atrair os olhares do clássico que pode valer a liderança do Brasileirão.

Antes de chegar ao Botafogo, o atacante foi um dos principais alvos do Flamengo na janela de transferência do início do ano. O Rubro-Negro, na figura de Marcos Braz e Bruno Spindel, foram para Europa tentar trazer Luiz Henrique , mas esbarrou na insistência do Betis em vender o jogador.

O Flamengo chegou a ter a sinalização positiva de Luiz Henrique, mas tinha a preferência por um empréstimo com opção de compra. O Rubro-Negro até sinalizou um valor considerável nestes moldes, mas viu o Botafogo atender o pedido do Betis e pagar 16 milhões de euros pela transferência.

A necessidade da contratação de Luiz Henrique era para atender o pedido de Tite, que deseja ter pelo menos dois jogadores por posição. Na ponta direita, por enquanto, há apenas Luiz Araújo no elenco. O Flamengo acreditava que o jogador chegaria com status de titular e possível destaque do futebol brasileiro - vale destacar que Tite o colocou na pré-lista de 55 nomes para a Copa do Mundo do Catar.

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte