Confronto de gerações entre Tite e Carpini marca Flamengo e São Paulo pelo Brasileiro

De tempos em tempos, é levantado o debate sobre a necessidade de novos treinadores aparecerem para refrescar ideias e táticas do futebol brasileiro. Em janeiro, o São Paulo contratou Thiago Carpini apostando em seu potencial, chegando para substituir Dorival Júnior após um 2023 de destaque à frente de Água Santa (SP) e Juventude. Poucos meses depois, porém, o segundo técnico mais jovem da Série A balança no cargo, e terá um desafio que pode ser determinante nesta noite, contra o Flamengo de Tite, no Maracanã. Do outro lado, um dos mais experientes do assunto no Brasil.

Aos 62 anos — segundo mais velho da Série A, atrás apenas de Ramón Díaz (64) —, o gaúcho Tite teve origem parecida, ao se destacar no Caxias (RS), onde foi campeão estadual, em 2000. Logo depois, a chegada a um gigante nacional, o Grêmio, rendeu os títulos da Copa do Brasil e do Estadual no ano seguinte. A sequência na década foi irregular, mas os trabalhos em Corinthians e seleção brasileira dispensam apresentações.

Vice-campeão paulista no ano passado com o Água Santa e vice da Série B no ano passado com o Juventude, Carpini começou bem no São Paulo, ao vencer a Supercopa do Brasil em cima do Palmeiras, nos pênaltis, após empate sem gols. Contudo, um título de caráter quase festivo conquistado em uma partida só já parece não fazer parte da memória tricolor.

Cargo em perigo

Após a eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Novorizontino, e a derrota para o Fortaleza na estreia, um novo revés hoje pode significar sua demissão, já que a diretoria não sinaliza mais dar respaldo, e a torcida não poupou vaias no Morumbi. Tite não tem nada a ver com isso e traz o Flamengo em busca de sua segunda vitória, na sequência da estreia com triunfo sobre o Atlético-GO.

Porém, a equipe rubro-negra ainda precisa apresentar um desempenho que esteja à altura da qualidade do seu elenco. O título do Carioca contrasta com atuações abaixo da crítica no último jogo, e contra Millonarios-COL e Palestino-CHI, pela Libertadores.

O jogo contra o São Paulo será o primeiro de uma maratona difícil, que ainda terá Palmeiras, Bolívar, Botafogo e Bragantino. Principal treinador do país nos últimos anos, Tite tem uma carreira consolidada o suficiente para fazer ajustes. O treinador manda a campo praticamente o mesmo time que iniciou a partida em Goiânia, mas sem Viña, fora após ter sofrido um choque na cabeça.

Do outro lado, Carpini tenta estender seu tempo no primeiro grande desafio da carreira, mas parece cada vez mais isolado. Hoje, terá o desfalque de James Rodríguez, com dores musculares, mas Ferreira retorna.

Mais recente Próxima Flamengo tem contraste entre resultados e atuações? Especialistas analisam
Fonte: Extra