Na coletiva posterior à estreia como técnico do time profissional do Flamengo , Filipe Luís revelou ter recebido uma ligação de Zico, de quem ganhou apoio e conselhos. Em entrevista ao canal "Goat", o maior ídolo da história rubro-negra disse que o ex-lateral está "preparadíssimo" por ter mirado a profissão de treinador antes mesmo de pendurar as chuteiras.
- Gosto muito do Filipe Luís, um cara que está preparadíssimo para ser treinador. O encontrei há um ano no Maracanã e nós conversamos sobre isso. Ele disse: "Estou me preparando, vou para essa". Eu não queria nunca ser treinador, mas eu não podia dizer não ao Kashima. Por causa de um momento bom que tive no Kashima, o presidente da federação quis que eu fosse técnico da seleção (japonesa). Fiquei quatro anos na seleção e dali foi minha carreira de técnico - disse, em entrevista ao "Goat".
Convidado a dar dicas a Filipe, Zico, que treinou duas seleções (Japão e Iraque) e os tradicionais Fenerbahçe, CSKA e Olympiacos, foi direto: não adianta querer ficar bem com todo o plantel, algo que considera impossível. O Galinho também mostrou-se otimista em relação ao tratamento da torcida do Flamengo , que, em sua opinião, será mais paciente diante do fato de o catarinense ser um dos ídolos do clube.
- Vai ter cobrança, mas vai ter mais paciência com o trabalho dele. Uma dica é que tome decisões por conta dele e que não deixe de fazer o que pensa e aquilo para o qual está preparado, aquilo que ele aprendeu no futebol. Ele jogou na Europa em grandes times, trabalhou com grandes profissionais, no Brasil a mesma coisa. Então o Filipe tem tudo aquilo. E tem o que ele vê, o conhecimento dele e a competência dele.
- Bota em prática tudo isso, não queira agradar ninguém, ainda mais hoje num plantel com trinta e poucos. Vai ter gente que vai ficar de bico e tal, importante é você ser justo, ver o que está acontecendo com tudo mundo e não dar preferência de preparar esse ou aquele.
Filipe Luís estreou como treinador da equipe profissional na última quarta-feira, e o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Com a bênção de Zico.
- Ontem à noite, eu estava indo para a cama e aí eu vejo meu celular: Arthur Coimbra. É interessante. É muito bom. Ter o Zico como amigo nunca me parece normal. É um privilégio muito grande. Ele me ligou, me desejou sorte, me deu alguns conselhos, me contou um pouco da história dele como treinador. Ainda não consigo ficar normal do lado do Zico, do Júnior e, principalmente, do Athirson.
- Não consigo ficar do lado dele direito, porque são grandes, são ídolos, mas estou me acostumando. E o Zico é tão próximo e tão humilde, que fica mais fácil. Mas, para mim, é único ter o Zico como amigo - afirmou Filipe Luís após o jogo.
Filipe volta a dirigir o Rubro-Negro neste sábado, às 19h, contra o Bahia, na Fonte Nova, pela 29ª rodada do Brasileiro.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv