'Zé Ricardo tem um bom trabalho, demiti-lo seria desastroso para Fla', avaliam especialistas

O empate em 2 a 2 do Flamengo com o Palmeiras, na quarta-feira, na Ilha do Urubu, rendeu novos protestos de rubro-negros quanto a Zé Ricardo. Muitos torcedores pediram a saída do técnico, devido ao tropeço como mandante. Porém, as oscilações no Brasileirão não são vistas como suficientes por especialistas para uma mudança no cargo.

Colunista do LANCE! , Eduardo Tironi aponta que as críticas da torcida parecem imediatistas:

- Há um bom trabalho sendo feito, e interrompê-lo no meio da temporada seria desastroso. Mudanças só podem acontecer  se o time lidar com sério risco de rebaixamento, o que não é o caso do Flamengo. A diretoria tem de avaliar o trabalho somente a partir de setembro, caso a equipe já não tenha mais chance de título e já vise a próxima temporada. Além disto, caso saia o Zé Ricardo, qual técnico assumirá a equipe com condição de mudar seu patamar em pouco tempo?

João Carlos Assumpção também não vê motivos para o técnico deixar o clube neste momento:

- É um treinador em formação, tem de passar por muita coisa no futebol, mas já mostrou muita qualidade. Esquecem que o Zé Ricardo pegou um time que vinha muito mal sob o comando de Muricy Ramalho. A impressão é de que não o perdoam pela trágica eliminação na Libertadores. Mas esquecem que Zé Ricardo conhece bem o elenco, tem o carinho e respeito dos atletas, é trabalhador, estudioso, e humilde.

Tironi ainda aponta que outros fatores pesam para dimensionar os tropeços recentes do Flamengo:

- Os percalços podem ser, em parte, por culpa dele. Mas traz uma soma de questões. Além disto, pode ser considerado um tropeço empatar com o Palmeiras em casa e o Cruzeiro fora? É difícil.... O problema é que a campanha do Corinthians subiu a régua de exigência de forma imensa, e tudo o que não for uma vitória para quem o persegue vira tropeço.

Aos olhos de Assumpção, as frustrações recentes foram dimensionadas em excesso pelos torcedores:

- Não tem cabimento cair após um empate contra o Palmeiras, clube que mais investiu este ano. Por mais que o Flamengo tenha perdido uma série de chances de confirmar a vitória no primeiro tempo, não é culpa do Zé Ricardo a série de gols perdidos. É claro que ele tem erros, como todo mundo mas, ao menos, tenta corrigi-los.

Zé Ricardo

'Não tem cabimento Zé Ricardo ser demitido após empate com clube que mais investiu no ano' (Dudu Macedo/Fotoarena

Fonte: Lancenet