Zé ressalta força do Fla e comemora empate: "Jogadores foram fantásticos"

Zé Ricardo Flamengo Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli) Zé parabenizou o time do Fla e valorizou o empate por jogar com um a menos (Foto: Marcos Ribolli)

O empate manteve a diferença do Palmeiras para o Flamengo, que segue vice-líder. Com 47 pontos, o Rubro-Negro comemorou o resultado. Com um a menos desde os 39 minutos do primeiro tempo e sem torcida na Arena, a sensação na saída de campo do estádio palmeirense era de ponto ganho e não de dois perdidos. O técnico Zé Ricardo expressou esse sentimento.

- Acho que toda expectativa que foi criada para o jogo de hoje foi correspondida. Infelizmente não terminou como a gente queria, porque o ideal era terminar o jogo com os 11 em campo. Tivemos que adotar estratégia que cabia no momento, jogamos quase 50 minutos ou mais um pouco sem um atleta. A gente tem que comemorar sim o resultado. Uma partida de quem quer chegar longe na competição. Os atletas foram fantásticos, só tenho que parabenizá-los pelo esforço que fizeram - disse o treinador do Flamengo.

A expulsão de Márcio Araújo depois de três faltas seguidas, o jogador foi expulso. Zé optou por tirar Diego para a entrada de Cuéllar. Para o treinador, era importante manter Damião para segurar a defesa no ataque e deixar Everton e Gabriel para segurar os lados do campo do Palmeiras e ainda sair em velocidade no contra-ataque.

- Diego vinha de desgate muito grande de cinco a seis partidas. A ideia era segurar um pouco ele contra o Vitória, mas hoje ele estava com muita vontade de jogar. Mas com um a menos a gente precisava reforçar os dois lados e também fechar por dentro, mas mantendo as saídas em velocidade pelos lados. Com Diego poderia ter mais posse de bola, mas faltava muito tempo de jogo ainda. O Everton tem boa pegada, ele encostou no Arão e poderia distribuir bem o jogo. Acho que deu certo, a gente conseguiu proteger bem a defesa. O Réver e o Vaz tiveram postura maravilhosa hoje - disse o treinador.

Confira outros trechos da coletiva do treinador do Flamengo:
Expulsão do Márcio Araújo

Não tenho nenhum tipo de comentário. O árbitro estava próximo ao lance, Márcio já tinha cartão, estava até no pensamento de tirá-lo no intervalo, mas infelizmente não deu tempo, a expulsão veio antes.

Entrada do Alan Patrick

Acho que foi questão circunstancial. O Alan ia jogar do lado contrário de onde ele fez o gol, mas naquele momento, como o Alan estava entrando, a gente pede para o jogador, no caso o Everton, encostasse do outro lado para que não perdêssemos tempo algum. Se a bola fosse do adversário a gente não teria deixado espaço. Ali ele aproveitou a bola que sobrou para ele. Atleta que demonstra vontade muito grande no dia a dia, um jogador extremamente técnico e ele vai ser muito importante para a gente ainda nessa caminhada.

Superação

Foi uma grande partida, havia grandes ingredientes para isso. Infelizmente a expulsão aconteceu e a gente ficou muito tempo exposto, o que gera um desgaste físico imenso. Neste momento tem que ter solidariedade muito grande, o momento era de superação e eles conseguiram fazer isso. Ainda conseguimos ter oportunidade no contra-ataque, no início até a metade do segundo tempo. Depois, a parte física pesou e a gente não conseguiu ter opções de ataque. Poderíamos até ter vencido a partida, pois tivemos duas chances de gol. O Palmeiras, apesar de toda a força, toda a volúpia, as principais oportunidades vieram ou de faltas ou de escanteio ou de laterais. Eles têm índice muito grande de gol dessa maneira e foi num rebote de uma dessas situações que o Gabriel empatou. Mas saio feliz e satisfeito. Jogar aqui não é fácil, nunca foi. Ficamos próximos do Palmeiras e no bloco de cima, que é importantíssimo. Seguimos firmes na caminhada.

Nervosismo de Márcio

Foi o conjunto da obra né. Havia pressão em cima da arbitragem, em cima do árbitro, da própria torcida, do banco do Palmeiras pressionando para que houvesse cartão. A gente entendia que dava para segurar até o intervalo. Faltava cinco ou seis minutos. Infelizmente a falta aconteceu, isso não tem o que fazer comentário. Se foi falta ou não para cartão, o juiz avaliou que era para cartão. Infelizmente perdemos jogador de contenção que estava fazendo também bom trabalho de distribuição de jogo. Essas coisas acontecem. Temos que estar preparados para jogar em inferioridade também.

Panorama da disputa do título

São 13 jogos pela frente ainda. O importante é não sair do bolo, nas últimas oito, seis rodadas finais, a equipe que estiver ali vai estar brigando matematicamente pelo título. A gente sabia que o jogo aqui dentro seria difícil mesmo 11 contra 11. Se a gente deixasse ir para quatro pontos a diferença significaria mais do que uma rodada e eles têm saldo muito grande acima da gente. A gente sai feliz daqui.

Considera antiético Cuca entregar papel com Barrios escalado e jogar Jesus?

Não, acho que cada um tenta usar as armas que tem. É válido, ele fez um teste antes no vestiário. Mas na nossa preleção a gente colocou que ele poderia começar com Gabriel Jesus. Não vejo nenhum problema em relação a isso. Ele é super experiente, vitorioso. Valoriza mais nosso empate. Jesus é o principal atacante do futebol brasileiro hoje. Toda hora que a bola passa por ele leva perigo, tanto que ele fez o gol de empate.

Opção por manter Damião

Guerrero ainda estava se recuperando e Damião a gente achava que seria importante na retenção de bola ofensiva e principalmente ajudando a gente defensivamente. Ele fez esforço muito grande, tanto na frente quanto atrás.

Concentração de decisão

Vínhamos dizendo que não seria decisivo, mas tinha que colocar ingredientes de partida decisiva. Fizemos isso. Os atletas numa solidariedade muito grande na parte tática, muito atentos e concentrados em cada momento da partida. Isso facilitou para que ficássemos próximos e tivéssemos oportunidades de contra-ataque. Infelizmente eles tiveram a chance na bola parada e a bola, no rebote, chegou nos pés do Gabriel Jesus, que é um jogador diferente. Mas somamos um ponto. Acho que a gente não perde dois pontos, mas somamos um ponto. Esse ponto é muito importante, vai estar forte para a reta final da competição.

Fla e Palmeiras disputam título?

Não acho, há Grêmio, Atlético-PR, Ponte Preta, super bem treinada pelo Eduardo Batista, o Fluminense, o Corinthians, uma das equipes mais organizadas da competição, mesmo perdendo tantos jogadores. A competição está em aberto, foi importante a gente se manter perto do Palmeiras para continuar na disputa do título.

Fonte: Globo Esporte