Zaga em debate! Filipe Luís exalta Léo Pereira e revela cenário ideal na defesa do Flamengo

publicidade

Desde que Danilo passou a vestir o Manto Rubro-Negro, uma discussão tem ganhado força entre os torcedores: quem deve ser o parceiro ideal de Léo Ortiz na zaga titular? A dúvida ganhou ainda mais força após a sólida atuação de Danilo no empate diante da LDU, na última terça-feira (22), em Quito. Porém, o técnico Filipe Luís fez questão de elogiar o desempenho de Léo Pereira ao longo da temporada, indicando que o camisa 4 segue como peça-chave no “time ideal”.

Durante uma entrevista sobre as possíveis movimentações do clube na próxima janela de transferências, o treinador destacou a importância de ter um elenco equilibrado. Em meio à fala, ressaltou a ausência de Léo Pereira no duelo em Quito — que vinha de uma sequência de 13 jogos como titular e 90 minutos em campo — e classificou o defensor como "o melhor zagueiro do Brasil até agora".

"Hoje, por exemplo, o melhor, para mim, o melhor zagueiro do Brasil até agora, que foi o Léo Pereira, ficou fora, os outros dois jogaram muito. Então, para mim, é isso, é ter um elenco completo e equilibrado para eu poder depois escolher as peças e a equipe ser forte independente das peças que faltem", disse.

Com isso, o cenário aponta para o retorno de Léo Pereira no duelo contra o Corinthians, neste domingo (27), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Ao lado de Léo Ortiz, ele soma 14 partidas em 2025, com 9 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota — um aproveitamento de 73,8%. Em uma dessas vitórias, inclusive, o trio defensivo (Léo Pereira, Danilo e Ortiz) começou junto, na goleada sobre o Maricá.

Danilo, por sua vez, também apresenta números consistentes. Com Léo Pereira, venceu os três jogos que disputaram juntos (100% de aproveitamento). Com Ortiz, foram duas vitórias e um empate nas três partidas que atuaram como dupla (77,7%).

Mesmo com os dados positivos, Filipe Luís já sinalizou em outras ocasiões que não descarta utilizar o sistema com três zagueiros, reforçando a versatilidade do elenco. Após o clássico contra o Vasco, o treinador voltou a tocar no assunto, destacando que o time pode adaptar seu esquema tático conforme a necessidade.

"Um time que briga por títulos tem que saber dominar dois sistemas. Jogamos no 4-4-2, mas muitas vezes nos transformamos em um 3-4-3. Já dentro do próprio jogo essa dinâmica existe, esses mecanismos de compensação do sistema. No jogo de hoje, aconteceram várias situações em que estávamos no 3-4-3 e criamos essa vantagem posicional. Com certeza é uma possibilidade que eu contemplo, com três zagueiros", disse, antes de completar:

“Usar Léo (Ortiz), Léo (Pereira) e Danilo, como também usar algum lateral como zagueiro, tanto Varela como Alex Sandro. Ayrton Lucas, para fazer essa função e adaptá-la. Depende do que o jogo pede. Vão ter vezes com 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2. Importante é que os jogadores dominam bem esse sistema.”

Estatísticas de Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo em 2025:

Léo Pereira
16 jogos (16 titular)
1 gol
92% acerto no passe
57% acerto no passe longo
50% de aproveitamento nas disputas pelo alto (1.35/j)
111 bolas recuperadas (6.9/j)

Léo Ortiz
17 jogos (16 titular)
2 gols
90% acerto no passe
62% acerto no passe longo
73 ações defensivas (4.6/j)
118 bolas recuperadas (6.9/j)
4 dribles sofridos (0.24/j)

Danilo
7 jogos (6 titular)
1 gol
1 assistência
93% acerto no passe
67% acerto no passe longo
55 bolas recuperadas (7.8/j)
2 dribles sofridos (0.28/j)

Fonte: S1Live