O alemão Lukas Podolski, de 39 anos, reencontrou a torcida do Colônia, clube onde iniciou a carreira, para um jogo de despedida na noite de quinta-feira. O adeus foi marcado por muita emoção após a partida, com as homenagens da torcida ao agora ex-atacante.
Podolski jogou no Colônia de 2003 a 2006 e foi campeão da segunda divisão alemã na temporada 2004/05. O atacante também brilhou no Bayern de Munique e Arsenal, entre outros clubes. Pela Alemanha, fez 49 gols em 130 jogos e foi campeão mundial na Copa de 2014, no Brasil. Também disputou as Copas de 2006, quando foi eleito o melhor jogador jovem, e 2010 - nas duas, a Alemanha ficou em terceiro lugar.
Podolski jogou os últimos três anos no Górnik Zabrze, da Polônia, seu país de nascimento. No jogo de despedida, o atacante reuniu ex-colegas da seleção alemã, como o goleiro Manuel Neuer, o ex-goleiro Roman Weidenfeller, o ex-zagueiro Benedikt Höwedes e o técnico Joachim Löw, todos da equipe tetracampeã mundial em 2014.
Durante a Copa do Mundo no Brasil, Podolski estabeleceu uma forte relação com a torcida do Flamengo , que o adotou como xodó na época. O atacante costumava aparecer com a camisa do time carioca nos momentos de folga com a seleção alemã e também interagia com os rubro-negros nas redes sociais. Mesmo após o Mundial, Podolski seguiu fazendo referências eventuais ao Flamengo em algumas postagens.