A Nação rubro-negra ainda digere o empate em 1 a 1 no clássico contra o Vasco, realizado neste domingo (21) no Maracanã. Com um elenco modificado por Filipe Luís, o Flamengo não conseguiu conquistar a vitória e viu Palmeiras e Cruzeiro encurtarem a distância na luta pelo título do Brasileirão Betano. Um dado curioso é que, apesar de Wallace Yan ter a mesma quantidade de gols que Bruno Henrique, ele atuou 62% a menos em campo.
Mudanças e Oportunidades
Filipe Luís, com a mente voltada para o confronto contra o Estudiantes, decidiu dar chances a alguns jogadores, como o colombiano Carrascal, que foi responsável por marcar o gol do Flamengo. No entanto, uma situação peculiar chamou a atenção dos torcedores: o jovem Wallace Yan, que já foi considerado um “xodó” do treinador, não foi escalado para o clássico. Após o apito final, o atacante de 20 anos fez uma postagem enigmática em suas redes sociais, com a legenda “processos”, que pareceu uma crítica à sua falta de oportunidades nos últimos jogos.
Desempenho de Bruno Henrique
Entre os jogadores que mais receberam críticas, Bruno Henrique se destacou. Após conseguir um efeito suspensivo que o livrou de uma punição de 12 jogos por ter forçado um cartão amarelo em 2023, o camisa 27 continua a ser utilizado pelo treinador. No jogo contra o Vasco, ele atuou por 64 minutos antes de ser substituído por Pedro. Contudo, seu desempenho tem sido questionável. Desde o Mundial de Clubes até o presente momento, Bruno Henrique participou de 16 partidas, acumulando 817 minutos em campo, mas balançou as redes apenas três vezes, contra Chelsea, Vitória e Internacional. Curiosamente, Wallace Yan, que jogou apenas quatro minutos na vitória sobre o Juventude, também possui três gols.
Comparação de Minutos em Campo
Wallace Yan, apesar de ter marcado contra os ingleses e também ter se destacado em jogos contra Los Angeles FC e São Paulo, jogou um total de 310 minutos, distribuídos em 13 partidas. Isso representa cerca de 62% a menos em comparação com Bruno Henrique, que, mesmo com mais tempo em campo, não tem apresentado um desempenho superior.
Próximo Confronto e Expectativas
Desde que perdeu um pênalti na decisão por pênaltis contra o Atlético-MG pela Copa Betano do Brasil, no dia 6 de agosto, Wallace Yan teve apenas 20 minutos de jogo, sempre entrando após os 30 do segundo tempo. Com a confirmação da Conmebol sobre a suspensão da expulsão de Plata, o equatoriano deve ser titular ao lado de Pedro no ataque na próxima quinta-feira (25), às 21h30, em La Plata, no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores.
Bruno Henrique deve ser uma opção no banco de reservas, assim como Wallace Yan. Vale lembrar que o Flamengo venceu o primeiro duelo por 2 a 1 e possui a vantagem do empate para avançar às semifinais do torneio.