Uma faixa colocada no estádio Nilton Santos antes do clássico entre Botafogo e Flamengo aumentou a tensão entre os clubes. O objeto, com os dizeres "Aqui prezamos pelas vidas" foi repudiado pelo vice-geral rubro-negro, Rodrigo Dunshee, que pediu a retirada e ameaçou ir ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Faixa Botafogo Flamengo Nilton Santos — Foto: Reprodução
- Vou usar esse espaço para pedir ao presidente do Botafogo que retire essa faixa agressiva que é deselegante e tenho certeza que não partiu dele, mas se ele permitir será. Acho que isso não precisa virar uma questão que seja remetida ao STJD. Somos adversários e não inimigos - escreveu Dunshee nas redes sociais.
Questionada sobre o retorno da faixa, a assessoria do Botafogo respondeu que os dizeres se referem ao posicionamento do clube desde o início do pandemia e que nada têm a ver com o Flamengo.
Vou usar esse espaço para pedir ao presidente do Botafogo que retire essa faixa agressiva que é deselegante e tenho certeza que não partiu dele, mas se ele permitir será. Acho que isso não precisa virar uma questão que seja remetida ao STJD. Somos adversários e não inimigos.
— December 5, 2020
Pouco depois do posicionamento de Dunshee, a faixa foi retirada de vista. A reportagem do ge buscou contato com a diretoria do Botafogo, mas ainda não houve resposta.
Nas redes sociais, o movimento "Ninguém Ama Como a Gente", de torcedores do Botafogo, afirmou que a faixa não era uma referência ao Flamengo e sim uma exaltação à postura do clube alvinegro durante a pandemia de coronavírus.
Leia a nota do "Ninguém Ama Como a Gente":
1) A faixa não tem absolutamente nada a ver com nenhum outro clube, seja ele qual for.
2) A faixa é uma reafirmação do orgulho que sentimos em ver nosso clube tomar a iniciativa que consideramos adequada em meio a pandemia.
3) O BOTAFOGO acaba de conseguir um patrocínio onde a postura do clube diante da pandemia foi primordial para a marca que nos patrocina.
4) Nos estranha o fato de alguém se irritar ao ver uma faixa com os dizeres "Aqui prezamos pelas vidas". Deveria ser regra e acreditamos que todos clubes pensam ou ao menos deveriam pensar dessa forma e priorizar a vida mais do que dinheiro, títulos ou seja lá o que for.
5) Lamentamos que tenham retirado a faixa. Consideramos um absurdo não termos liberdade de expressão para nos posicionarmos a favor da postura do nosso clube.
Justiça acata recurso do Flamengo em caso de incêndio no Ninho
Nesta semana, a Justiça acatou um recurso do Flamengo, que fez com que a pensão paga às famílias das vítimas no incêndio do Ninho do Urubu fosse reduzida a quase a metade - de R$ 10 mil para R$ 5.225.
Botafogo e Flamengo se enfrentam às 17h (de Brasília) no estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.