O Flamengo ganhou uma prévia da final da Taça Rio nesta quarta-feira à tarde, horas antes de a bola rolar no Maracanã, ao ser liberado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) a transmitir a partida em seu canal oficial no Youtube .
A liminar desta tarde só aumenta as vezes que o Flamengo conseguiu fazer sua vontade prevalecer desde a volta do Campeonato Carioca , após três meses de paralisação por conta da pandemia de COVID-19.
A primeira "vitória", aliás, foi quando o Flamengo se colocou a favor da volta do futebol carioca. O clube rubro-negro, um dos primeiros a voltar a treinar, teve o apoio da maioria dos times do campeonato, exceções feitas e Botafogo e Fluminense .
Os dois chegaram a ingressar na Justiça, com a intenção de voltar a jogar o Carioca somente em julho, e chegaram a cogitar deixar a competição caso o desejo não fosse respeitado.
No entanto, o TJD respeitou a vontade da maioria e ordenou o retorno de acordo com o cronograma da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). O Flamengo foi o primeiro dos grandes a voltar, em 18 de junho, na vitória por 3 a 0 sobre o Bangu.
Depois disso, o Flamengo ganhou, também no TJD, o direito de transmitir os jogos com seu mando. Apoiado na Medida Provisória 984, feita pelo Governo Federal, a diretoria rubor-negra ganhou a queda de braço com a TV Globo , detentora dos direitos do estadual, e foi autorizado a transmitir a vitória sobre o Boavista, em 1º de julho.
O mesmo aconteceu no triunfo sobre o Volta Redonda, no domingo, em que, novamente mandante, o Flamengo passou a partida ao vivo pela Fla TV. A intenção, aliás, era outra: usar a plataforma MyCujoo e cobrar pelo acesso de torcedores, mas a ideia naufragou após um problema com a forma de pagamento.
Agora, prestes a entrar em campo para decidir a Taça Rio e também o título carioca, o Flamengo obtém nova vitória nos bastidores e terá o direito de, mesmo como visitante, transmitir a partida em seu canal oficial. No entanto, o clube disse que só pretende exercer o direito caso o rival não mostre o jogo.
Se vencer o Fluminense nesta quarta, a partir das 21h45, o time de Jorge Jesus, Gabigol e companhia garante por antecipação o título do Campeonato Carioca, já que faturou também a Taça Guanabara.