Mais do que a vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras , o triunfo do Flamengo sobre o rival indica uma espécie de passagem de bastão no futebol brasileiro. Principais potências econômicas do Brasil, cariocas e paulistas têm disputado essa hegemonia nos últimos anos, sempre com vantagem alviverde, que conquistou os Brasileiros de 2016 e 2018, além da Copa do Brasil de 2015. Neste período, o Fla venceu só dois estaduais.
Líder do Brasileiro e classificado à semifinal da Libertadores , competição na qual o Alviverde está eliminado, o Fla, enfim, chega ao tão sonhado protagonismo, movimento iniciado com o processo de saneamento financeiro do clube, em 2013. Após decepções em campo, o Rubro-negro foi com muita força ao mercado e os resultados (além do bom futebol) apareceram.
Em contrapartida, os palmeirenses vivem momento delicado. Com apenas o Brasileiro em disputa, o time atravessa situação difícil, e o técnico Luiz Felipe Scolari vê o tom das cobranças subir. Pelos lados do Fla, lua de mel com a arquibancada e nítida ascensão dentro das quatro linhas. Apesar da curva ascendente, o tom é de cautela na Gávea.
"Fizemos um jogo excelente, completo. Na marcação e com a bola no pé. Foi uma grande vitória, precisávamos confirmar nossa fase. Não é só um momento bom, mas não podemos colocar limites. Estamos num grande momento", disse Filipe Luís.
O lateral-esquerdo integra uma lista de peso que chegou ao clube do meio do ano para cá. Junto dele, o técnico Jorge Jesus recebeu Rafinha, Pablo Marí e Gerson, todos eles titulares do time. Com poder de fogo para investir, o Rubro-negro persegue com força total os objetivos da temporada.
"Está muito cedo ainda, a euforia da torcida não pode entrar no vestiário. A gente ganhou um estadual, mais nada. Se ganhar, a gente fala com mais alegria em dezembro. Aí respondo se esse time é melhor do que o que ganhou o Brasileiro de 2009", ponderou Marcos Braz, vice de futebol do clube.
Após a quarta vitória consecutiva, o Flamengo chegou aos 36 pontos, mesmo número do Santos , mas tem vantagem no saldo de gols (20 a 12). O time dirigido por Jorge Jesus volta a campo no sábado, contra o Avaí , às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No embalo da "Nação", o Fla mira os tão sonhados títulos.
A demonstração de força do @Flamengo no ano foi hoje. Deu uma aula de Futebol contra a equipe do clube que, pra muitos, tem o melhor e mais equilibrado elenco do Brasil. Num glossário do esporte, a expressão ?3 a 0 fora o baile? deveria ter o VT do jogo de hoje anexado. #FLAxPAL
— Antonio Tabet (@antoniotabet) 1 de setembro de 2019
E a Nação tá como no Maraca? #FLAxPAL pic.twitter.com/nMh6UUy03g
— VÍDEOS DO FLAMENGO (@FDDVideos) 1 de setembro de 2019
Meu Flamengo não dando chances do Palmeiras jogar. Adoro esse domínio de jogo! #FLAxPAL pic.twitter.com/0Pm3F44HLN
— Deise Nunes (@DeiseNunes27) 1 de setembro de 2019
Flamengo indo pro ataque
— Bia Cornmen (@Bia_Cornman) 1 de setembro de 2019
Torcida do Palmeiras: #FLAxPAL pic.twitter.com/MgY3uNMT8f
Deve ser péssimo não torcer pro Flamengo #FLAxPAL pic.twitter.com/tuTtbfi50R
— Humilhada (@Rebeca2909) 1 de setembro de 2019